• qui. abr 25th, 2024

Após mais de um ano suspenso, atendimento ambulatorial no Hospital do Idoso é retomado em Rio Branco

ByEdnardo

set 22, 2021

Atendimentos ambulatoriais foram suspensos em 2020 e os assistenciais em fevereiro desse ano após leitos serem cedidos para o Into-AC.


Idosos voltaram a ter consultas e atendimentos no Hospital do Idoso, na Fundhacre — Foto: Danna Anute/Secom

Idosos voltaram a ter consultas e atendimentos no Hospital do Idoso, na Fundhacre — Foto: Danna Anute/Secom

Após mais de um ano suspenso, os atendimentos ambulatoriais do Hospital do Idoso, anexo à Fundação Hospitalar do Acre, foram retomados em Rio Branco. O serviço estava suspenso desde o início da pandemia da Covid-19.

Além desse serviço, a unidade de saúde também voltou com os atendimentos assistenciais. A unidade oferece atendimento com médicos geriatras e com uma equipe multidisciplinar formada por fonoaudióloga, psicóloga, terapeuta ocupacional e nutricionista.

Os idosos também têm acesso ao serviço social. A coordenadora do Hospital do Idoso, enfermeira Luiza Medeiros, disse que parte do espaço da unidade foi cedido para o Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC).

Em fevereiro, o governo anunciou que uma ala do Hospital do Idoso iria disponibilizar 10 leitos de UTI e 20 leitos semi-intesivo para atender casos de infecção pelo coronavírus.

“Foi cedido o espaço para o Into e subimos com a enfermaria, ficamos um tempo na sessão A e outro na sessão B. Depois, descemos para a geriatria novamente. Voltamos ao normal há dois meses. Temos quatro médicos geriátricos para fazer ambulatório, temos fonoaudiologia, psicologia, nutricionista e outros profissionais”, destacou.

Sem ambulatório, a enfermeira falou que os idosos ficaram com os atendimentos prejudicados. “Foi voltando devagar com uns quatro pacientes, com alguns especialistas, algumas consultas e agora está normalizado”, concluiu.

fonte: g1acre

By Ednardo