• qui. abr 18th, 2024

Jovem que ficou com 95% do corpo queimado em acidente com lamparina é transferido para Rio Branco

ByEdnardo

set 22, 2021

Josué Amaral, de 20 anos, foi transferido de Cruzeiro do Sul para o PS da capital acreana na tarde desta quarta-feira (22).


Josué Amaral, de 20 anos, foi transferido para Rio Branco na tarde desta quarta-feira (22) — Foto: Arquivo pessoal

Josué Amaral, de 20 anos, foi transferido para Rio Branco na tarde desta quarta-feira (22) — Foto: Arquivo pessoal

Após oito dias à espera de uma UTI de isolamento em Rio Branco, o jovem Josué de Souza Amaral, de 20 anos, que teve 95% do corpo queimado após um acidente doméstico com uma lamparina no interior do Acre, foi transferido no início da tarde desta quarta-feira (22). O estado de saúde dele continua grave.

Ele estava internado na UTI do Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul, e aguardava por uma vaga na capital acreana. A informação foi confirmada ao g1 pela mãe de Amaral, Ioneda Souza.

Na terça (21), ela falou que iria acionar o Ministério Público Estadual (MP-AC) para que o filho fosse transferido. Como a transferência foi feita, Ioneda não chegou a ir no órgão.

Em resposta, a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) divulgou uma nota explicando que estava realizando os trâmites necessários para a transferência. Um paciente que estava em um dos leitos de isolamento no Pronto Socorro de Rio Branco recebeu alta na terça e abriu uma vaga, que agora vai ser usada pelo jovem.

Amaral se acidentou no dia 13 de setembro com uma lamparina que causou uma explosão na casa onde ele morava com o pai, no Ramal Bom Vento, entre os municípios de Rodrigues Alves e Mâncio Lima. A casa ficou destruída e eles perderam tudo.

O jovem ficou com 95% do corpo queimado após a casa explodir. Amaral segurava a lamparina, já que a casa onde morava não tinha energia elétrica e, sem saber, foi até um quarto onde havia gasolina quando a explosão aconteceu.

Trabalhador rural ficou com 95% do corpo queimado após acidente com lamparina — Foto: Arquivo pessoal

Trabalhador rural ficou com 95% do corpo queimado após acidente com lamparina — Foto: Arquivo pessoal

Rede de apoio

Amaral tinha se mudado para a casa do pai recentemente e, por isso, não sabia da gasolina armazenada. Eles perderam tudo. A professora Camila Melo, que é coordenadora no ramal onde o acidente ocorreu, disse que não conhece a família, mas que quando ficou sabendo do acidente e resolveu se unir a outras pessoas e pedir ajuda para a família.

Foi montado um posto de arrecadação para quem quiser doa roupas, alimentos, produtos de limpeza, de higiene pessoal e outros itens pessoais para a família. Há pontos de arrecadação em Rodrigues Alves, Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul.

Também é disponibilizada uma conta bancária para quem preferir fazer doações em dinheiro. Parte desses recursos, segundo a professora, deve ser encaminhado para Ioneda gastar enquanto ficar com o filho na capital acreana.

fonte: g1acre

By Ednardo