População do Acre acompanha ‘superlua rosa’ na noite desta segunda-feira (26)
Fenômeno ocorre quando o perigeu da lua – ponto da órbita mais próximo da Terra – coincide com a lua cheia. Nasa afirma que essa é a primeira de duas superluas de 2021.
Por Aline Nascimento, G1 AC — Rio Branco
26/04/2021 21h43 Atualizado há uma hora
Equipe da Rede Amazônica Acre conseguiu capturar imagens da superlua rosa na noite desta segunda (26) — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre
A ‘superlua rosa” pôde ser acompanhada por moradores do Acre na noite desta segunda-feira (26). Essa é a primeira de duas superluas que poderão ser vistas em 2021, segundo informações da Nasa.
No Acre, o fenômeno foi registrado por uma equipe da Rede Amazônica Acre no bairro Tancredo Neves, na Parte Alta de Rio Branco, capital do estado acreano.
Superlua rosa é vista no Acre na noite desta segunda-feira (26)
O fenômeno ocorre quando o perigeu da Lua – ponto da órbita mais próximo da Terra – coincide com a Lua cheia. A superlua pôde ser vista em diversos lugares do mundo na noite desta segunda. Por isso, a Lua parece gigante no céu.
Especialistas apontam que o a Lua vai estar em seu ponto máximo às 0h32 desta segunda (horário de Brasília), 20h32 horário no Acre.
Fenômeno ocorre quando o perigeu da Lua – ponto da órbita mais próximo da Terra – coincide com a Lua Cheia — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre
Entenda a superlua:
- A superlua acontece quando a lua está cheia e em seu perigeu – ponto de sua órbita mais perto da Terra. Por isso, ela parece maior para quem a observa da perspectiva do nosso planeta.
- A órbita da Lua ao redor da Terra tem forma elíptica – uma forma oval que aproxima e distancia o satélite do nosso planeta
- O ponto mais próximo é o perigeu
- O ponto mais distante dessa elipse é chamado apogeu. É quando acontece a chamada microlua
fonte: g1acre