Uma pergunta aparentemente simples surpreendeu os universitários que participaram do quadro “Show do Milhão”, exibido neste domingo (3) no Programa Silvio Santos. O trio, formado por estudantes de diferentes áreas, não soube identificar corretamente a profissão de Chico Mendes, um dos ícones da luta ambiental no Brasil.
A questão valia R$ 5 mil e foi lida por Patrícia Abravanel: “Qual era a profissão do ambientalista Chico Mendes, assassinado em 1988?” As opções apresentadas foram:
- cinegrafista
- caçador
- seringueiro
- pescador
Apesar do valor relativamente baixo, a participante Marina decidiu pedir ajuda aos universitários. A primeira estudante, do curso de Rádio e TV, disse que “chutaria a número 1”. O segundo, de Jornalismo, concordou: “Já devo ter lido algo sobre isso, também acho que era cinegrafista, mas não posso dar certeza.” A terceira, aluna de Medicina Veterinária, admitiu desconhecer a história e disse que sua aposta ficaria entre cinegrafista e seringueiro.
Diante da incerteza dos universitários, Marina preferiu não arriscar: “Estou com medo de ter alguma coisinha por trás, então vou pular”, disse.
A resposta correta era a alternativa 3) seringueiro.
Nascido em Xapuri, no Acre, Chico Mendes foi seringueiro, sindicalista e ativista ambiental. Ficou conhecido internacionalmente por sua luta em defesa dos povos da floresta e pela preservação da Amazônia. Em 22 de dezembro de 1988, ele foi assassinado em sua própria casa, após anos sofrendo ameaças por conta de sua atuação política e ambiental.
fonte: Contil net