Após um longo período de seca, é a segunda vez apenas esta semana que um forte temporal causa estragos na cidade. Corpo de Bombeiros contabiliza estragos em Rio Branco e no interior do estado.
Cobertura de estacionamento desabou sobre carros em supermercado — Foto: Murilo Lima/ Rede Amazônica
Pela segunda vez esta semana, um forte temporal atingiu a capital acreana, Rio Branco. Nesta sexta-feira (24), a tempestade causou destruição em vários pontos. A chuva começou por volta 15h30. Imagens que viralizaram nas redes sociais mostram os estragos deixados pela chuva.
Além da queda de árvores, a cobertura do estacionamento de um supermercado desabou em cima de carros, houve destelhamento de lojas, salas do Pronto Socorro da capital ficaram alagadas, vidros foram quebrados e alguns bairros estão sem energia elétrica.
Teto de estacionamento de supermercado desabe em cima de carros
O g1 entrou em contato com a Defesa Civil Municipal e foi informado que o órgão está em atendimento. A Energisa disse que faz o levantamento das ocorrências, mas que deslocou todas as equipes disponíveis para atender os chamados.
Vendaval levou cobertura de sorveteria em Rio Branco — Foto: Reprodução
A direção do PS informou que nenhum paciente foi atingido. Os danos ocorreram no prédio novo da unidade e duas paredes de vidro quebraram. A direção explicou ainda que chegou a entrar água na UTI, mas a situação foi resolvida antes que algum paciente fosse afetado. Já no prédio antigo da unidade, parte do teto foi arrancado e a mobília ficou encharcada.
Sobre o ocorrido no hospital, a diretora Carolina Pinho, disse confirmou que nenhum paciente precisou ser retirado do leito, mas o temporal causou alvoroço e correria na unidade. Computadores e outros eletrônicos foram retirados para nãos serem danificados. Porém, mobílias ficaram encharcadas.
Vídeo mostra momento em que árvore cai em cima de carro durante tempestade no Acre
“Salas de emergência e traumas não foram afetadas, onde temos pacientes graves. A parte da parede de vidro é o andar onde tem UTI, mas os pacientes não foram afetados. Porém, entrou água por baixo no chão, escorreu água para dentro da UTI, mas não impactou nos pacientes. Na observação, como o vento foi muito forte, entrou água pelas janelas, mas também não afetou os pacientes, só causou um alvoroço”, lamentou.
A assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) afirmou que no Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Estado (Into-AC), que atende pacientes com Covid-19, e na Maternidade Bárbara Heliodora salas foram alagadas. Não há relatos de pacientes feridos.
No bairro Bosque, a cobertura do estacionamento de um supermercado desabou em cima de um carro. A gerência do estabelecimento disse que ninguém ficou ferido e que foram apenas danos materiais.
Ventos 60 km/70 km
O pesquisador da Universidade Federal do Acre (Ufac), Alejandro Fonseca, disse que pode ser estimado que os ventos foram possivelmente de 60 km/h.
“Esses ventos que ocorreram nesta sexta são capazes de destelhar casas e derrubar estruturas. Foi uma chuva muito rápida, mas muito intensa, e com rajadas de vento que podem ter atingido mais de 60km/70km por hora. A ventania se estendeu por vários lados da cidade, na parte alta, Estação Experimental foi bastante abrangente”, disse o especialista.
Parte da estrutura de um supermercado cedeu e alguns carros foram danificados — Foto: Reprodução
Cidades atingidas
Além de Rio Branco, o Corpo de Bombeiros informou que em Xapuri as equipes atendem três ocorrências de quedas de árvores. Duas dessas árvores caíram na BR-317 obstruindo a via e outra caiu em cima de um bar no Km 10 da estrada da borracha.
A assessoria de comunicação da corporação informou que, até o momento, há 38 acionamentos relacionados a quedas de árvores e vistorias de árvores em situação de risco por causa da ventania.
Oito chamados são relacionados a destelhamentos.
Temporal com granizo
A Defesa Civil municipal registrou 22 ocorrências durante o temporal que atingiu a capital acreana nessa terça (21). A tempestade com granizo e muita ventania, destelhou casas, derrubou árvores e fiação elétrica e causou estragos em vários pontos de Rio Branco.
Em Cruzeiro do Sul, o forte temporal também deixou estragos. O vento derrubou a cobertura de um dos hangar do aeroporto em cima de um avião de pequeno porte e de um helicóptero. O piloto do helicóptero estaria dentro da aeronave na hora do temporal, conseguiu sair logo da aeronave e ficou com alguns arranhões.
Temporal com granizo derruba árvores e causa estragos em vários pontos da capital acreana
fonte: g1 acre