Equipes do Programa de Obesidade da Fundhacre devem operar três pessoas por semana — Foto: Agência Pará
As cirurgias bariátricas voltaram a ser feitas semanalmente na Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), em Rio Branco, para dar vazão à demanda reprimida por conta da pandemia. Os procedimentos são feitos por videolaparoscopia pelas equipes do Programa de Obesidade.
No Acre, o programa fica na Fundhacre com equipes multidisciplinares de endocrinologia, psicologia, nutrição, cardiologia, pneumologia, fonoaudiologia e assistência social. Entre 2019 e 2020, foram operados 35 pacientes. Esses pacientes são acompanhados pelas equipes multidisciplinares por um tempo indeterminado.
A coordenação do programa confirmou que foram feitos alguns procedimentos desde o início da pandemia, mas de forma refreada e com poucos pacientes. “Agora, em 2022, a pretensão é voltar com o serviço com uma certa regularidade, como era em anos anteriores, por semana”, destacou o coordenador administrativo do Programa de Obesidade, Alyson Morais.
Morais confirmou que o programa tem uma fila de espera, mas não soube dizer quantos pacientes aguardam para fazer o procedimento. A reportagem pediu essa informação à assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde do Estado (Sesacre) e aguarda retorno.
“Temos, obviamente, uma demanda reprimida porque em 2021 não tivemos uma regularidade, então, gerou uma fila de espera e esperamos regular isso logo se conseguimos seguir o cronograma”, disse.
Retorno
Ainda segundo o coordenador, foram feitas seis cirurgias de redução de estômago desde no final de janeiro, quando o serviço voltou a ser feito semanalmente. Na última terça-feira (1º) três pacientes foram operados e estão em recuperação .
Morais acrescentou que por semana devem ser operados três pacientes.
“Já começamos a regular esses procedimentos. Devemos continuar dessa forma. A Central de Agendamento Cirúrgico da Fundhacre faz o cadastro e atendemos os pacientes”, concluiu.
Em setembro de 2021, o Ministério da Saúde lançou uma nota destacando que o serviço de bariátrica é eletivo e deveria ser retomado na Fundhacre.
fonte: g1acre