/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/W/a/FQmoOGTPm0QievHD0pQQ/whatsapp-image-2023-04-12-at-08.57.01-1-.jpeg)
Rio Juruá segue vazando e baixa 33 centímetros em um dia no interior do Acre — Foto: Rayza Lima/Rede Amazônica Acre
O nível do Rio Juruá em Cruzeiro do Sul segue baixando e registrou uma queda de 33 centímetros neste domingo (16), saindo de 13,56 metros para 13,23 metros. Porém, ainda segue acima da cota de transbordo, que é de 13 metros, e de alerta, que é 11,80 metros.
Até este domingo, quatro famílias foram retiradas de casa e levadas para o aluguel social do município. No total, já são 28 mil pessoas atingidas, segundo a Defesa Civil Municipal.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil no município, José Lima, as águas já chegaram a pelo menos 12 bairros, além de todas as comunidades às margens do manancial. Contudo, o sinal de vazante contribui para que ações de enfrentamento aos danos da cheia possam ser resolvidos de maneira mais rápida.
“Nós tivemos a retirada de quatro famílias que foram para aluguel social e outras saíram para casa de parentes por conta própria. A Defesa Civil continua fazendo ainda vistorias de manhã e tarde e vamos continuar monitorando”, disse.
Maria de Moura, moradora de um dos bairros atingidos, diz que a situação é bem complicada para quem vive na área, “A gente fica sofrendo atrás de pau para fazer prancha e assoalho em casa, mas é bem difícil”, relatou.

Enchente do Rio Juruá atinge cerca de 28 mil pessoas em Cruzeiro do Sul
Locais atingidos pela cheia:
- Várzea;
- Cobal;
- Cruzeirinho;
- Miritizal;
- Lagoa;
- Saboeiro;
- Olivença;
- Remanso;
- Comunidade Praia Grande;
- Variante;
- Nari do Moa;
- Comunidade Tapiri;
- Todas as comunidades ao longo do rio.
Colaborou Rayza Lima, da Rede Amazônica Acre.
FONTE: G1 ACRE