• sáb. fev 24th, 2024

ACRE EM NOTAS | Balanço de 100 dias

ByEdnardo

maio 13, 2023

A deputada federal Socorro Neri nos primeiros 100 primeiros dias de seu mandato na Câmara Federal vem se destacando e recebendo o reconhecimento de seus pares da Câmara dos

Deputados

 

Balanço

A deputada federal Socorro Neri divulgou ontem o balanço de suas atividades nos primeiros  100 primeiros dias de seu mandato na Câmara Federal. Entre as realizações, a destinação de R$ 8 milhões de emendas para o Acre, contemplando dez municípios para pavimentação de vias urbanas, aquisição de equipamentos para agricultura familiar, custeio da saúde e ajuda na  assistência social, para a APAE, Lar dos Vicentinos e educandário Santa Margarida.

Poder

Socorro Neri vem se destacando e recebendo o reconhecimento de seus pares da Câmara dos Deputados. Ela é membro titular de várias comissões. É a primeira vice-presidente da comissão de Educação, membro titular da comissão do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, membro titular da comissão externa para acompanhar a conclusão das obras públicas paralisadas e membro suplente da comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.

Frentes e parlamento

Preside a Frente Parlamentar Mista para a Transição Climática Justa, proposta por ela, é vice-presidente da Frente Parlamentar pela Inclusão e Qualidade na Educação Pública,  Coordenadora da Comissão de Desenvolvimento e Valorização do Professor da Frente Parlamentar Mista da Educação e coordenadora do Comitê de Mudanças Climáticas e Resíduos Sólidos, das Frentes Parlamentares de Desenvolvimento Urbano Sustentável, do Saneamento Básico e da Gestão de Resíduos Sólidos. Socorro Neri foi eleita vice coordenadora da bancada federal do Acre, vice-presidente do Parlamento Amazônico, membro suplente do Grupo de Trabalho do Plano Nacional de Educação e integra o grupo parlamentar Multipartidário sobre Sustentabilidade do Instituto de Conservação CAUCUS Brasil.

Escola Integral

O presidente Lula assinou ontem Medida Provisória que cria o Programa Escolas de Tempo Integral. Com investimento de R$ 4 bilhões, o governo quer ampliar em 1 milhão as vagas de tempo integral nas escolas de educação básica do país. Os recursos serão repassados para estados e municípios para que possam expandir as matrículas em suas redes de ensino. A ação é destinada a todos os entes federados, que deverão fazer a adesão e pactuar metas junto ao Ministério da Educação (MEC). Boa notícia para o Acre.

Boato

Todo cuidado é pouco com as fake-news, que podem desencadear uma tragédia. Ontem, a capital foi abalada por um forte boato de abuso sexual de crianças em uma creche e, por pouco, um funcionário inocente não era linchado. Tudo falso. No mundo de hoje, é preciso ser muito cético para evitar cair em armadilhas.

Quase acreano

O advogado Lucas Lima Ribeiro, de 39 anos, natural e radicado em Brasília, mas de tradicional e influente família acreana, teve sua inscrição aceita para compor lista sêxtupla da OAB assumir a vaga de ministro do STJ, na vaga destinada à advocacia. Lucas é filho do ex-presidente do Banacre, Jorgenei da Silva Ribeiro. Também é  sobrinho do conselheiro do Tribunal de Contas e ex-deputado Valmir Ribeiro e primo do deputado estadual Eduardo Ribeiro. O mais importante, ele se apresenta como acreano de coração. A torcida para que ele consiga a vaga. A indicação passa pelo presidente Lula.

Julgamento

Foi marcado para o dia 31 de julho o julgamento de seis pessoas de uma mesma família, acusados de uma das chacinas mais revoltantes da região, na fronteira do Acre com a Bolívia, Em setembro de 2020, eles assassinaram a mãe de família boliviana, três filhos, estupraram e agrediram a filha de 14 anos e o pai só escapou porque havia vindo ao Brasil chamar a polícia para prender um dos assassinos. A menina passou dias hospitalizada e será uma das principais testemunhas do julgamento. A família de pistoleiros aterrorizava e impunha o terror na região.

Fim

Os “empresários” golpistas da tal XLand estão desaparecidos de São Paulo e não são, também, sequer encontrados no Acre. As tais pedras preciosas que supostamente lastreariam o negócio se mostraram uma fraude gigantesca e quem investiu dinheiro na pirâmide pode dar adeus ao patrimônio. É o tal negócio: enquanto existirem otários, malandros se dão bem.

Mães

O Comércio espera bom movimento até amanhã, Dia das Mães. Mas o melhor presente é o reconhecimento da importância da maternidade, do feminino como suporte da família, a dedicação e o amor. Por mais que seja uma data significativa, a maternidade deveria ser glorificada e  valorizada a cada dia. Um abraço carinhoso da coluna a cada mãe acreana.

*Socorro Camelo é jornalista e escreve com colaboradores nesse espaço de segunda a sábado.  Contato: scamelo@gmail.com

FONTE:ACREAOVIVO

By Ednardo