sáb. jul 2nd, 2022

O governo do Estado do Acre determinou ponto facultativo na segunda-feira, 27, feriado na terça-feira, 28, em alusão ao aniversário de Rio Branco, e ponto facultativo na sexta-feira, 31, em decorrência da véspera de ano novo.

O atendimento nas unidades de saúde do Estado, incluídos os serviços de atendimento médico especializado, serviço de apoio diagnóstico, de internação, nos centros cirúrgicos, UTIs e central de agendamento de cirurgias não sofrerá alteração.

Apesar da determinação, ficam os secretários e demais autoridades da Administração Pública autorizados a convocar seus servidores para expediente normal, por necessidade de serviço.

Aniversário da Fundação de Rio Branco

Em 28 de dezembro de 1882, atraído pela beleza e imponência da árvore Gameleira, às margens do rio Acre, o cearense Neutel Maia decidiu fundar o seringal Volta da Empreza, na margem direita do rio, onde hoje fica o segundo distrito da cidade de Rio Branco. À margem esquerda, o cearense criou o Seringal Empreza, onde hoje fica o Palácio Rio Branco, sede administrativa do governo do Acre. Dos seringais, surgiu a Vila Rio Branco, que mais tarde tornaria-se capital do Acre. Quase 139 anos depois, a Gameleira, que atraiu Neutel Maia, segue de pé e é um dos símbolos da soberania e identidade acreana.

fonte: ac24horas