• sex. fev 23rd, 2024

Alerta: previsão aponta para transbordamento de rios e chuvas intensas em todo o Acre

ByEdnardo

fev 1, 2024

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um aviso para chuva intensas


“O nível do Rio Juruá poderá atingir a cota de alerta e transbordar nos próximos dias e em Tarauacá, poderá ocorrer transbordamento do rio que corta a cidade”. É o que diz o meteorologista Davi Friale em um alerta em seu site O Tempo Aqui. Além disso, Friale disse que o Rio Acre não oferece perigo de transbordamento, pelo menos, até dia 10 de fevereiro.

Rio Tarauacá/Foto: Defesa Civil de Tarauacá

“As intensas chuvas dos últimos dias fizeram o nível do Rio Juruá subir rápida e acentuadamente em Cruzeiro do Sul, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo. Nesta quinta-feira, por volta das 15h, seu nível já era de 8,85m em Cruzeiro do Sul e vai continuar subindo muito nos próximos dias. Assim, é alta a probabilidade de que, neste fim de semana, atinja a cota de alerta, que é 11,8m. A cota de transbordamento é 13,0m, cuja probabilidade de atingi-la é média para os próximos dias. Situação crítica ocorre em Tarauacá, onde o rio deverá transbordar nas próximas horas, pois já está acima da cota de alerta, que é 8,5m”, disse.

Segundo Friale, o nível do Rio Acre não deverá subir muito, pois as chuvas ocorridas nos últimos dias não foram suficientes para que atinja a cota de alerta, que é de 13,5 metros. Além disso, a previsão para os próximos dias é de mais chuvas. “Alertamos, ainda, para a ocorrência de chuvas intensas nos próximos dias, entre sábado, dia 3, e segunda-feira, dia 5, podendo causar transbordamento de córregos e igarapés”, apontou.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um aviso, válido até esta sexta-feira (2), às 10h, para chuva intensa entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos de 40-60 km/h.

fonte: contilnet

By Ednardo