• sex. fev 23rd, 2024

ANO LETIVO 2023.

ByEdnardo

fev 1, 2023

 

Processo Seletivo: Governo volta atrás e diz que contratação de professores ocorrerá de forma direta pelo prazo de 6 mesesAfirmação foi dada pela Professora Ruth Bernardino em coletiva de imprensa.

Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça-feira, 1º de fevereiro, a representante da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), Professora Ruth Bernardino, afirmou que, para não atrapalhar o andamento do início do ano letivo de 2023, previsto para o dia 13 de março, o Governo do Estado do Acre, a princípio, não estará realizando processo seletivo para a contratação de professores, conforme anunciado pela própria pasta na semana passada.

De acordo com a educadora, o governo irá recontratar os professores provisórios que estão com contratos vencendo no próximo dia 27 de forma direta, por um prazo previsto de 6 meses, tempo necessário para que haja a organização da abertura de um processo seletivo e de um concurso efetivo para a categoria. Nesse sentido, as escolas estaduais deverão manter as mesmas equipes de profissionais para o início do ano letivo de 2023, até que a SEE repasse novas orientações a serem seguidas.

“Ontem, [segunda, 31], Nós tivemos uma reunião online com o Secretário Aberson Carvalho, onde ele passou várias informações. A primeira, é o planejamento para que o ano letivo das escolas estaduais possam iniciar as aulas no dia 13 de março e, para que esta data não venha a atrasar, de imediato vai haver contratação direta para os professores. Aqueles professores que estão com o processo seletivo vencendo agora em 27 de fevereiro ou aqueles que possuíam contratos diretos, serão reconduzidos à escola por um período de 6 meses e, neste período, vai estar tramitando o edital do Processo Seletivo Provisório”, declarou.

Ruth afirmou ainda que até meados do ano, junho ou julho, o Governo do Estado estará abrindo edital de concurso efetivo, tanto para professores, como para o quadro administrativo das escolas acreanas. A afirmação ocorreu dentro do contexto de ações adotadas pela Secretaria de Estado de Educação objetivando a valorização e estabilidade dos profissionais docentes que atuam na melhoria da educação no Estado do Acre.

Bernardino encerrou dizendo que as escolas estaduais estão em período de matrículas. “Aquele pai ou responsável que quiser matricular seu filho em uma das escolas estaduais, é só procurar a escola que a mesma realizará a matrícula do seu filho. Concluiu.

Alimentação para os alunos durante as férias

As escolas da rede pública estadual do Acre não fecharão as portas no período de férias escolares. O almoço, continuará sendo servido aos alunos até o retorno das aulas que está previsto para o dia 13 de março.

Essa é a segunda vez que a alimentação é servida aos estudantes durante o recesso escolar. A primeira foi no recesso do meio do ano letivo de 2022.

Para almoçar, o aluno deverá se dirigir à escola na qual está matriculado, entre às 11h e 13h, de segunda à sexta-feira para fazer a refeição. A reportagem não conseguiu informações se o aluno pode pegar o almoço na escola e comer em casa.

FONTE -NA HORA DA NOTÍCIA

By Ednardo