qui. ago 18th, 2022

Atendimentos presenciais estavam suspensos desde o mês de fevereiro, quando o Acre entrou na faixa de emergência, representada pela cor vermelha. Morador precisa fazer um agendamento no site da OCA para receber o atendimentos, que retomam nesta quinta (13).


Atendimento presencial retoma mediante agendamento no site da OCA para evitar aglomeração — Foto: Divulgação/Polícia Civil do Acre

Atendimento presencial retoma mediante agendamento no site da OCA para evitar aglomeração — Foto: Divulgação/Polícia Civil do Acrehttps://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Após o Acre ser reclassificado pelo Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19 nessa terça-feira (11) para a faixa amarela, que é a de atenção, a Organização em Centros de Atendimento (OCA) vai voltar com os atendimentos presenciais na capital acreana, Rio Branco, Xapuri e Cruzeiro do Sul, a partir desta quinta (13).

Os atendimentos presenciais serão ser feitos com 30% da capacidade e com pessoas que fizerem o cadastro no site da OCA. Antes e durante o atendimento é necessário seguir todas as orientações de saúde, como uso de máscara e de álcool para higienizar as mãos, para evitar a propagação do novo Coronavírus.

“Já voltamos com os atendimentos de alguns órgãos e, a partir da próxima semana, vamos voltar com outros órgãos. Estamos todos organizados para que a gente possa respeitar o limite determinado na portaria, que é de 30% da capacidade apenas tanto em Rio Branco como em Xapuri e Cruzeiro do Sul”, afirmou a coordenadora da OCA, Francisco Brito.

As equipes vão atender o público em horário corrido: das 7h30 às 13h em Rio Branco; 7h30 às 12h30 em Xapuri e Cruzeiro do Sul. Segundo a coordenadora, esse primeiro momento é para atender os agendamentos reprimidos desde quando a OCA fechou em fevereiro, quando o Acre entrou na faixa vermelha, de emergência.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

“Estamos também ajudando os órgãos a agendarem os atendimentos respeitando os limites. Orientamos e acompanhamos para que a prioridade seja o cidadão que já tem agendamento no momento em que fechamos. Estamos fazendo contato com esse cidadão, que já está na nossa lista e vamos abrindo a agenda e atendendo a demanda que aparecer”, frisou.

Francisca orientou ainda que não é necessário o morador ir até uma das centrais sem o devido agendamento. Para evitar aglomeração, as equipes não vão fazer o atendimento dessas pessoas.

Veja quais órgão não voltam para a OCA nesta quinta:

  • Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC);
  • Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC);
  • Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa);
  • Sine;
  • Departamento de Trânsito do Acre (Detran-AC)
  • Correspondente bancário.

A orientação é que as pessoas entrem em contato por meio dos telefones da OCA antes de ir de até o local por meio dos telefones: (68) 3215-2427; (68) 3215- 2445; (68) 3215-2411; (68) 3215-2475 e também pelo próprio site.

“Têm alguns órgãos que o cidadão consegue atendimento pelo aplicativo ou site, como é o caso do Sine e do TRE-AC. Todas as informações estão em nosso site. Na segunda-feira [17] já vamos ter outros órgãos e todos funcionando no decorrer da semana”, acrescentou.

Como funciona a fase amarela

Na fase amarela podem abrir restaurantes, bares, pizzarias, sorveterias e outros estabelecimentos similares com 50% da capacidade, teatros, cinemas e apresentações culturais, como também evento religiosos, com 50% da capacidade.

Lojas de móveis, eletrodomésticos, eletrônicos, comunicação, informática, áudio, vídeo e colchoarias podem continuar funcionando com todos os protocolos sanitários e aumentando a capacidade limitada de 50%, além de delivery e drive-thru.

O aumento da capacidade também é válido para lojas de materiais de construção, empresas e obras do ramo da construção civil e demais estabelecimentos como olaria, cerâmicas, serraria, marcenarias e marmorarias.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Feiras livres, comércios de rua, ambulantes e outros também seguem abertos seguindo as orientações de segurança. Para hotéis, shoppings, salões de beleza e motéis a capacidade de funcionamento é a mesma.

fonte: g1acre