dom. jun 26th, 2022

Saúde do município aguarda envio de novos lotes de vacinas para baixar faixa etária. Com isso, pessoas acima dos 35 anos que ainda não receberam a primeira dose podem buscar um dos pontos abertos nesta quarta (30).


Semsa aguarda o envio de novos lotes de vacina para baixar faixa etária em Rio Branco — Foto: Júnior Aguiar/Secom

Semsa aguarda o envio de novos lotes de vacina para baixar faixa etária em Rio Branco — Foto: Júnior Aguiar/Secom

Com poucas doses disponíveis para quem ainda não recebeu a vacina contra a Covid-19, a Saúde de Rio Branco vai continuar imunizando as pessoas acima dos 35 anos nesta quarta-feira (30). Doze pontos de vacinação vão atender o público das 8h às 16h.

A Secretaria de Saúde de Rio Branco (Semsa) informou que tem apenas entre 2,5 mil a 3 mil doses para a primeira aplicação, o que seria insuficiente para atender um novo público.

Dos 12 pontos abertos nesta quarta, seis vão aplicar a primeira e segunda dose e outros seis apenas a segunda. (Veja lista abaixo). Para receber a vacina, o público precisa levar um documento com foto ou cartão do SUS ou CPF.

A imunização de grávidas e mulheres no pós-parto com e sem comorbidade segue normalmente também na Urap Ary Rodrigues, bairro Seis de Agosto, das 8h às 16h.

Quem tomou as vacinas da AstraZena ou Fiocruz, se tiver com o período de 45 dias ou mais da primeira dose também deve procurar os pontos de vacinação para receber a segunda dose do imunizante.

Ao G1, o secretário municipal de saúde, Frank Lima, explicou que aguarda chegar mais doses para baixar a faixa etária na capital acreana. Ele espera a chegada de um novo carregamento de vacinas até quinta-feira (1º) para liberar a imunização para outros públicos.

“A busca de pessoas acima dos 35 anos está muito boa e não podemos baixar porque temos pouca vacina. Vamos manter 35 anos aguardando chegar vacina na quinta, se chegar vamos acelerar. Tenho entre 2,5 mil a 3 mil, e para baixar a idade precisa de mais doses. Ontem [segunda-feira, 28] vacinamos mais de 3 mil pessoas, hoje [terça,29] mais de 2 mil. A procura está muito boa”, frisou.

Locais de aplicação da 1ª e 2ª dose

  • Urap Eduardo Assmar
  • Urap Vila Ivonete
  • Urap Roney Meireles
  • Urap Hidalgo de Lima
  • Urap Cláudia Vitorino
  • Urap Bacurau.

Locais de aplicação somente da 2ª dose:

  • Urap Maria Barroso
  • Urap Rosangela Pimentel
  • Urap Valdeiza Valdez
  • Urap São Francisco
  • Policlínica Barral y Barral
  • Drive-thru em frente ao 7º BEC

Grávidas e pós-parto – Urap Ary Rodrigues

Vacinação no Acre

De acordo com informações do portal de transparência do governo, o Acre recebeu 436.360 doses de vacinas e foram aplicadas 325.577 até esta terça (29), data da última atualização, sendo 251.187 da primeira dose e 74.386 da segunda. Rio Branco aplicou 162.827 doses e Cruzeiro do Sul 40.072.

Segundo o governo, o número de doses aplicadas que consta no portal refere-se aos dados já inseridos no sistema do Ministério da Saúde, cujas atualizações são realizadas pelos municípios. Por isso, pode haver atraso nas informações.

fonte:g1acre,