• sex. fev 23rd, 2024

Como economizar energia? 

ByEdnardo

nov 27, 2023

A conta de luz geralmente aparece entre as principais (e maiores) despesas fixas de uma casa. De acordo com dados divulgados pela Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia (Abrace), o Brasil aparece no ranking das contas de luz mais caras do mundo.

O levantamento também revelou que o valor de encargos e taxas teve aumento de quase 50% nos últimos quatro anos.

Por causa desse impacto no orçamento, cada vez mais pessoas estão buscando formas de gastar menos luz. Então, para te ajudar, neste conteúdo apresentamos 5 dicas de como economizar energia. Acompanhe!

 

rua da cidade de Tiradentes - MG

A conta de luz teve um aumento médio de 15,55% em Minas Gerais

Confira como a Órigo Energia pode te ajudar nesse momento!

10 dicas de como economizar energia

Tanto por questões financeiras quanto pela consciência ambiental, poupar energia é sempre um bom negócio. Por isso, vamos te mostrar como pequenos hábitos e atitudes simples podem fazer toda a diferença no final do mês.

Confira nossas 10 dicas de como economizar energia!

1. Utilize lâmpadas LED

A nossa primeira dica é: utilize lâmpadas de LED em sua casa ou empresa. Elas costumam ser 80% mais econômicas que as incandescentes e 30% mais econômicas que as fluorescentes.

Com sua popularização, o item se tornou mais acessível, podendo ser encontrado a partir de R$5,00.

2. Tire os eletrônicos da tomada

Mesmo na função stand-by, os eletrônicos ainda continuam consumindo energia. E se você acha que esse consumo é baixo, saiba que, somados, todos os eletrônicos da sua casa no modo de espera podem ser responsáveis por até 12% do consumo de luz.

3. Aproveite a luz natural

Usufrua ao máximo da luz vinda do sol. Para isso, vale pintar alguns ambientes da casa de branco ou cores claras, que ajudam a refletir a iluminação solar.

Além disso, algumas atitudes, como utilizar cortinas translúcidas, mudar alguns móveis de lugar e manter as janelas abertas, ajudam a evitar lâmpadas acesas durante o dia.

4. Reduza o tempo e a frequência de uso de alguns aparelhos

Procure juntar peças de roupas suficientes para encher a máquina de lavar para reduzir a quantidade de usos. Você também pode estabelecer uma meta de tempo no chuveiro e desligá-lo nos dias quentes, assim como passar um número maior de roupas de uma só vez para evitar ligar o ferro constantemente.

5. Contrate um serviço de energia solar

Fonte de energia limpa, renovável e barata, hoje é possível contratar um serviço de energia solar de forma simples e 100% digital.

A solução consiste na contratação de um plano de assinatura de energia solar que dá direito a créditos de energia que vêm de uma fazenda solar. Por isso, não é necessário fazer obras nem instalar painéis solares.

Essa modalidade, que já ganhou muitos adeptos no Brasil, pode gerar uma economia mensal na sua conta de luz.

6. Use o ar-condicionado moderadamente

Economizar energia com o ar-condicionado pode ser um desafio, pois ele é um dos aparelhos domésticos que mais consomem energia e impactam nas despesas. Para manter o ambiente ventilado, ele utiliza, em média, 800 watts de eletricidade, gerando um aumento considerável na conta de luz.

Dessa forma, mesmo em períodos de onda de calor, é importante utilizá-lo com moderação, dosando os momentos de uso e alternando-o com o ventilador para evitar um acúmulo nos gastos. Além disso, é crucial limpar o filtro regularmente para melhorar o rendimento e aproveitar o aparelho da melhor forma possível, sem desperdiçar as horas de utilização.

7. Economize energia no chuveiro

O chuveiro é outro exemplo clássico de equipamento que consome muita energia elétrica. Dessa forma, para economizar, você pode reduzir o tempo de banho e fazer pausas, fechando-o em momentos que você fará procedimentos mais demorados, como se ensaboar.

Além disso, é importante que a resistência do aparelho não esteja queimada, pois o desgaste do material aumenta o consumo de eletricidade e pode causar acidentes.

8. Economize energia com a geladeira

A geladeira é um eletrodoméstico que precisa ficar ligado na tomada o tempo todo. No entanto, uma forma de economizar energia é verificar se não está tendo acúmulo de gelo nas paredes, pois dificulta o bom funcionamento do aparelho e puxa mais energia para refrigerar os alimentos.

Ademais, não a coloque em locais próximos à fonte de calor, como fornos e fogões, pois faz com que o ar frio e o ar quente entrem em contato e alterem a temperatura.

9. Modere o uso do ferro elétrico

O ferro de passar roupas ajuda no dia a dia, mas, por mais que seja prático e útil, não deve ser utilizado em excesso. A regra é clara: se não estiver usando, desligue-o. Mesmo que você vá alternar entre ligar um pouco para passar algumas roupas e, depois, parar, essa prática pode gerar o consumo excessivo de energia.

Assim, é melhor que você junte o máximo de roupas para passar de uma vez ou evite utilizar o ferro com muitos aparelhos ligados ao mesmo tempo, pois assim diminui a sobrecarga na rede.

10. Escolha eletrodomésticos mais eficientes

Embora as mudanças nos hábitos da rotina ajudem, uma das melhores formas de economizar energia é optar por produtos que garantam um consumo menor — ou que cobrem menos pelo tempo de uso.

Por isso, pesquise bem e procure adquirir eletrodomésticos mais eficientes. Uma boa estratégia é observar as informações do produto, como a etiqueta energética.

Por que é importante economizar energia?

Estudar formas de economizar energia ajuda no fechamento das contas da casa no fim mês, pois evita surpresas desagradáveis em relação a altos valores cobrados na conta de luz. Além disso, ajuda a sobrar dinheiro para utilizar com outras coisas como melhorias do ambiente, lazer, etc.

No entanto, os benefícios vão além da residência. Ser consciente com o uso de energia traz menos impactos ao meio-ambiente, uma vez que diminui a demanda de construções de hidrelétricas e efeitos no microclima.

Empresas como a Órigo Energia também te ajudam na economia, oferecendo soluções práticas, de baixo impacto, que geram até 10% de economia mensal na conta de luz.

Acesse o nosso site para conhecer o serviço e estar mais próximo de uma vida econômica e sustentável!

Economize na conta de luz

Quer ter liberdade para escolher o tipo de energia que você utiliza? A Órigo fornece creditos de energia solar de um jeito simples e sem precisar de investimentos. Com uma contratação 100% digital, você pode controlar tudo por um app exclusivo. Essa é uma forma de ter desconto na conta de luz e contribuir com o movimento sustentável. Os planos de energia solar da Órigo ainda disponibilizam o programa de benefícios Clube Point’s, em que você junta pontos e pode trocar por descontos e diversos benefícios. Gostou da ideia e quer mudar a maneira como você consome energia solar? Peça agora Órigo para sua residência ouempresa!

fonte: origoenergia

By Ednardo