• sáb. set 7th, 2024

Covid-19: Saúde de Rio Branco abre sete pontos de vacinação para atender adolescentes acima dos 12 anos

ByEdnardo

ago 16, 2021

Semsa atende adolescentes e público que precisa concluir esquema vacinal das 8h às 16h nesta terça (17).


Adolescentes acima dos 12 anos seguem tomando a vacina contra a Covid-19 — Foto: Stella Gonçalves/G1

Adolescentes acima dos 12 anos seguem tomando a vacina contra a Covid-19 — Foto: Stella Gonçalves/G1

Os adolescentes acima dos 12 anos podem tomar a vacina contra a Covid-19 em sete pontos de imunização nesta terça-feira (17). A Secretaria de Saúde de Rio Branco (Semsa) atende esse público e quem precisa concluir o esquema vacinal das 8h às 16h.

Para se vacinar, o adolescente precisa ir acompanhado dos pais ou responsável com documento de identidade ou o cartão do SUS em mãos.

público que tomou a primeira dose da AstraZeneca há 90 dias pode tomar a segunda dose em quatro Uraps. Já no drive-thru, montado em frente ao 7º BEC, as equipes aplicam, além da segunda dose da Fiocruz, também a 2ª dose da CoronaVac.

No domingo (15), a campanha ‘Mim Dê Que Eu Tomo’ vacinou 180 pessoas com mobilização no Via Verde Shopping, na capital acreana. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Ação ocorreu por meio de uma parceria entre o Governo do Acre, Prefeitura de Rio Branco, Faculdade Unama e o Via Verde Shopping.

Mutirão no shopping neste domingo (16) continuou com jovens a partir dos 12 anos

Mutirão no shopping neste domingo (16) continuou com jovens a partir dos 12 anos

Antecipação suspensa

Sem estoque suficiente, a Saúde de Rio Branco suspendeu a antecipação de 45 dias da 2ª dose da AstraZeneca/Fiocruz. Com isso, a vacina é disponibilizada, há cerca de 15 dias, apenas para quem tomou a primeira dose há 90 dias.

O governo do Acre anunciou em julho que iria antecipar para 45 dias a segunda dose da AstraZeneca. Após o anúncio, os municípios acreanos que tinham estoque suficiente começaram a antecipar a conclusão do esquema vacinal.

Na época, a coordenação do Programa Nacional de Imunização (PNI) divulgou que a antecipação era para agilizar a imunização dos moradores por causa das novas variantes detectadas pelo mundo. Normalmente, a 2ª dose é aplicada 90 dias após a primeira.

“Naquele momento nós tínhamos recebido muitas doses da AstraZeneca/Fiocruz, era um lote muito grande e que nos permitiu, a pedido do PNI do estado, adiantar a segunda dose. Há uns 20 dias, a AstraZeneca publicou um estudo e ofertou isso para a Anvisa e para o Ministério da Saúde que, quanto mais tempo tivesse entre a primeira e segunda dose, teria mais eficiência. O recomendado seria, no mínimo, oito semanas. Tem essa recomendação deles”, explicou o secretário municipal de saúde, Frank Lima.

Pontos de vacinação da 1ª e 2ª dose da Pfizer

  • Urap Hidalgo de Lima
  • Urap Rosângela Pimentel
  • Urap Maria Barroso
  • Urap Cláudia Vitorino
  • Urap Eduardo Assmar
  • Urap Vila Ivonete
  • Urap Roney Meireles

2ª dose da AstraZeneca 90 dias:

  • Urap São Francisco
  • Urap Bacurau
  • Urap Valdeisa Valdez
  • Policlínica Barral y Barral

Somente 2ª dose AstraZeneca e CoronaVac:

  • Drive-thru em frente ao 7º BEC

Vacinação no Acre

Nessa segunda (16), um carregamento de vacinas contra a Covid-19 chegou ao Acre com 10.530 doses da Pfizer e 10.750 da AstraZeneca/Fiocruz para a Saúde Estadual. Segundo a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) esse é o 40º lote de vacinas recebidos pelo governo acreano. Os dois lotes serão usados de forma mista, ou seja, para primeira e segunda dose.

De acordo com informações do portal de transparência do governo, o Acre já recebeu 730.563 doses de vacinas e foram aplicadas 586.353 doses na população até esta segunda (16), data da última atualização. Das doses, 420.237 pessoas tomaram a primeira dose, 155.226 a segunda e 10.890 a dose única. Rio Branco aplicou 285,7 mil doses e Cruzeiro do Sul 75,2 mil.

Segundo o governo, o número de doses aplicadas que consta no portal refere-se aos dados já inseridos no sistema do Ministério da Saúde, cujas atualizações são realizadas pelos municípios. Por isso, pode haver atraso nas informações.

fonte: g1 acre

By Ednardo