• dom. fev 25th, 2024

Crianças autistas do AC atendidas por centro de reabilitação ganham passeio de helicóptero do Ciopaer

ByEdnardo

dez 18, 2023
Pedro Henrique Alves da Silva, de onze anos, Guilherme Paiva, de nove anos, e Davi Lucas Cardoso, de sete anos participaram de sobrevoo na capital acreana nessa sexta-feira (15) — Foto: Marcos Vicentti/Secom

Pedro Henrique Alves da Silva, de onze anos, Guilherme Paiva, de nove anos, e Davi Lucas Cardoso, de sete anos participaram de sobrevoo na capital acreana nessa sexta-feira (15) — Foto: Marcos Vicentti/Seco

Observar uma cidade do alto, com vista aérea, literalmente amplia os horizontes. É uma perspectiva diferenciada, que faz refletir e inspira. Na infância, isso pode ser sentido em intensidade ainda maior, especialmente no caso de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que costumam ter um raciocínio particular.

Guilherme Paiva, de 9 anos, Pedro Henrique Alves da Silva, de 11 e Davi Lucas Cardoso, de 7 anos, tiveram a oportunidade de passar por essa experiência. Os três fazem acompanhamento do TEA no Centro Especializado em Reabilitação (CER) III, foram escolhidos para participar de um passeio especial sobre a capital acreana.

O CER atende especialmente crianças, mas também recebe adultos. O centro oferece terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia, avaliação neuropsicológica, fisioterapia, fisioterapia com estimulação precoce, entre outros tratamentos. Segundo o governo, 7 mil pacientes são atendidos por mês no local.

A bordo de um helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), os três embarcaram em um voo que vai ficar marcado em suas memórias. Os três contam a mesma história: tinham o sonho de voar na aeronave que sempre veem no céu da capital acreana.

Meninos com TEA atendidos por centro em Rio Branco passeiam em helicóptero do Ciopaer

Sonho

“É uma emoção, realizar um sonho. Realizar o sonho deles e o meu de andar no helicóptero, me sinto muito agradecido”, diz Pedro Henrique.

Mas não só os meninos se emocionaram com o passeio. Do solo, as mães assistiram à realização do sonho deles e vibraram com os filhos. Vânia Paiva, mãe de Guilherme, diz que o passeio foi um momento ímpar na vida do filho, que sempre que o helicóptero passa próximo à sua casa, corre para a porta para assistir.

“Ele não perdeu a chance de chegar no governador e pedir esse passeio, e eu achei muito legal que atenderam esse pedido. Um presentão de natal para essas crianças. Para eles, é um sentimento ímpar. Vai ficar marcado, porque a gente sabe que os sentimentos deles afloram, são crianças que têm sentimentos fortes. A mãe também acompanha todo passo dele e sabe como é importante esse sonho para ele”, conta.

 

Seguros, com cintos afivelados, de “carona” com o tenente-coronel Samir Freitas, que comandou a aeronave, os meninos embarcaram, deslumbrados com a vista aérea de Rio Branco. Imagens feitas por equipes da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom-AC) mostram toda a alegria dos pequenos.

Do solo, mães acompanharam voo dos filhos em helicóptero do Ciopaer — Foto: Marcos Vicentti/Secom

Do solo, mães acompanharam voo dos filhos em helicóptero do Ciopaer — Foto: Marcos Vicentti/Secom

Após a aterrissagem, eles contaram o que viram lá de cima. “Conseguimos ver o terminal, o shopping, e o Calafate. Vimos um monte de quadra, muitas piscinas nas casas”, relembra Davi Lucas.

A alegria foi compartilhada pela mãe dele, que disse ser um sonho que o filho tinha há anos. “É uma emoção vê-lo com esse sorriso, todo alegre. Autistas vivenciando esse momento, realizando um sonho. É muita felicidade, presente de natal”, diz Jane Cardoso.

Ação social

 

Meninos pegaram 'carona' com o tenente-coronel Samir Freitas — Foto: Marcos Vicentti/Secom

Meninos pegaram ‘carona’ com o tenente-coronel Samir Freitas — Foto: Marcos Vicentti/Secom

Para o tenente-coronel Freitas, a experiência é uma via de mão-dupla. Realizar o sonho dos meninos é gratificante para o Ciopaer, que costuma atuar em atendimentos de segurança e saúde.

Freitas ressalta ainda que, durante o encontro com as crianças, eles conversaram e incentivaram os meninos nos estudos.

“Mas também estamos para fazer ações sociais à população, quando nos é permitido, e a gente tem essa agenda com essas crianças que são o futuro do nosso estado e do nosso país. Como diz o nosso governador, proteja nossas crianças dê o sonho que elas querem. Isso vai estimular muito mais, a gente leva para o passeio, mas pergunta como estão os estudos para incentivá-las em busca desses objetivos. O futuro a Deus pertence e a eles também, e estão animados”, acrescenta.

fonte: g1acre

By Ednardo