• sex. abr 19th, 2024

Destroços de avião que estava desaparecido são encontrados em área de mata

ByEdnardo

mar 29, 2024

Buscas pelo piloto, único ocupante da aeronave, continuam

O Corpo de Bombeiros de São Paulo informou no início da noite desta sexta-feira que foram localizados destroços na região onde são feitas buscas por um avião de pequeno porte que estava desaparecido desde a noite de quinta-feira, em Jundiaí (SP). As buscas pelo piloto, único ocupante da aeronave, continuam.

 

Avião de prefixo PT-WLP foi fabricado em 1995 e tinha capacidade para seis ocupantes — Foto: Reprodução/JetPhotos

O avião, um bimotor modelo Seneca com capacidade para seis ocupantes, havia decolado ontem à noite do Aeroporto Estadual de Jundiaí com destino ao aeroporto Campo de Marte, na Zona Norte da capital, mas não conseguiu pousar devido à presença de óleo na pista. O piloto decidiu retornar a Jundiaí, mas perdeu contato com a torre de controle quando sobrevoava a região da Serra do Japi, uma área de mata no município vizinho de Várzea Paulista. Segundo o Corpo de Bombeiros, a queda ocorreu por volta de 20h40 de quinta-feira.

As buscas são coordenadas pela Força Aérea Brasileira (FAB) e contam com o apoio de três equipes dos bombeiros, de helicópteros da própria FAB, da Polícia Militar e da Polícia Civil estadual, além de grupamentos a pé da Guarda Civil Metropolitana de Jundiaí.

A aeronave, de prefixo PT-WLP, foi fabricada em 1995 e estava em situação regular junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). As investigações sobre a queda do avião são conduzidas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

Em nota, a FAB informou que a investigação “terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes”. Neste primeiro momento, o Cenipa faz a “coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação”, segundo a nota divulgada às 19h07 desta sexta-feira.

fonte:contilnet

By Ednardo