sex. ago 19th, 2022

CURIOSIDADES

Existem pessoas que acordam de manhã com bom humor e vontade de fazer com que o dia seja produtivo. E aquelas que não se encaixam nesse perfil são taxadas de preguiçosas ou sem objetivos para se alcançar. Afinal, aprendemos, desde cedo, que “Deus ajuda quem cedo madruga”.

É certo que o mundo, basicamente, funciona durante o dia. Embora a vida diurna seja o padrão a ser seguido existem as pessoas que têm dificuldade em segui-lo. E será que tem como uma pessoa treinar para ser uma “pessoa da manhã”?

Segundo Michelle Drerup, diretora de medicina comportamental do sono da Cleveland Clinic, isso é sim possível, mas não é uma coisa fácil. “Uma verdadeira pessoa notívaga realmente não se sente bem ao acordar, especialmente quando está começando a mudar isso”, disse.https://723f057c6aee2bb47a07f6e72b11538e.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Tendência

A tendência de uma pessoa a ser uma pessoa da noite é conhecida como seu cronótipo. E dependendo desse cronótipo, as pessoas tendem a ficar mais acordadas e alertas em determinadas horas do dia e mais sonolentas em outras.

Os cientistas descobriram que os cronótipos são determinados por uma combinação de natureza e criação. Com relação à natureza estão vários genes conhecidos por  terem papéis em determinar se alguém prefere ficar acordado tarde da noite ou logo de manhã cedo.https://723f057c6aee2bb47a07f6e72b11538e.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Segundo um estudo de 2019, centenas de genes estão relacionados a ser uma pessoa matutina. Esses genes influenciam o ritmo circadiano de uma pessoa, ou então seu ciclo natural de sono-vigília, e isso leva à seu cronótipo.

Além disso, o ambiente também tem um papel grande nessa determinação. De acordo com Drepup, as pessoas que tendem a praticar atividades diárias que reforçam o seu cronótipo. Por exemplo, as pessoas noturnas se sentem mais produtivos e alertas à noite. Logo, eles tendem a se exercitar e socializar à noite. As atividades são estimulantes e reforçam a tendência da pessoa ficar acordada até tarde.

Mudanças

Pelo fato do ambiente ser um fator determinante se a pessoa é da noite ou da manhã, é possível mudar seu ciclo de sono-vigília. Se uma pessoa quer acordar mais cedo, o recomendável é ir mudando de forma gradual. Drerup recomenda mudar de forma lenta o despertador, entre 15 e 20 minutos mais cedo, ao longo de várias semanas até que a pessoa se ajuste ao seu horário ideal. O segredo do sucesso é a consistência.

“É aqui que, muitas vezes, os noctívagos terão dificuldades. Eles vão começar a se ajustar com o passar da semana de trabalho, e depois ficar acordados até tarde e dormir até tarde nos fins de semana. Isso perde aquele ímpeto que começaram a se desenvolver no final da semana”, ressaltou.

A diretora de medicina comportamental do sono também recomenda que as pessoas limitem a exposição à luz na hora antes de dormir. Isso porque, a luz bloqueia a produção de melatonina pelo corpo, que é um hormônio que regula o ritmo circadiano. Em contrapartida, é importante que a pessoa se exponha à luz assim que acordar, para que a produção de melatonina seja interrompida.https://723f057c6aee2bb47a07f6e72b11538e.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Acordar cedo

Outra coisa a se fazer para tentar virar uma pessoa da manhã é evitar atividades estimulantes tarde da noite. Ao invés disso, tente se exercitar de manhã ou à tarde. Os horários da refeição para o começo do dia também tem que mudar.

Ser notívago pode funcionar para algumas pessoas e não tem porquê mudar isso. No entanto, ficar acordado até tarde é um problema quando a pessoa precisa acordar no outro dia cedo. Isso pode levar a uma privação de sono, o que prejudica muito a saúde e aumenta o risco de hipertensão e diabetes tipo 2.

fonte: fatosdesconhecidos.com.b