• sáb. maio 18th, 2024

Em 2021, Procon aplica três multas em bancos por excesso no tempo de espera por atendimento no AC

ByEdnardo

nov 14, 2021

Procon fez ações em bancos em janeiro, julho, setembro, outubro e novembro nas cidades de Rio Branco, Brasileia, Epitaciolândia e Cruzeiro do Sul.


Procon aplicou 3 multas em bancos por excesso no tempo de espera por atendimento no Acre — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre/Arquivo

Procon aplicou 3 multas em bancos por excesso no tempo de espera por atendimento no Acre — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre/Arquivo

Ao longo do ano de 2021, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon -AC) já fiscalizou cerca de 21 agências bancárias em pelo menos quatro cidades do estado. Como resultado destas ações, três agências foram multadas por exceder o tempo de espera dos clientes nas filas.

As fiscalizações são de possíveis irregularidades na espera por atendimento. Conforme balanço do Instituto, das 21 visitas feitas em 14 agências, a situação era regular até a data da visita. Além de disso, quatro autos de constatação foram encontrados, ou seja, algum tipo de irregularidade. Após isso, é dado um prazo para regularização e outros três autos de infração – aplicação de multa por não terem se adequado à irregularidade registrada na primeira vez.

Conforme o Procon, cada município tem legislação própria em relação ao tempo de espera nas filas por atendimento, mas a maioria segue o tempo praticado na capital acreana, Rio Branco, que é de 45 minutos em dias de pagamento e 30 minutos em dias normais.

Além disso, o órgão ressalta que há decreto estadual vigente, que proíbe aglomeração dentro dos estabelecimentos bancários e por isso eles acabam proibindo a entrada no banco e os consumidores ficam do lado de fora aguardando.

O Procon fez ações em bancos em janeiro, julho, setembro, outubro e novembro nas cidades de Rio Branco, Brasileia, Epitaciolândia e Cruzeiro do Sul. Ao g1, o Sindicato dos Bancários informou que não acompanha esse tipo de fiscalização.

fonte: g1acre

By Ednardo