O governo do Estado, por meio do Instituto de Identificação da Polícia Civil, entregou, nesta segunda-feira, 8, cem carteiras de identidade aos moradores da região. A ação, que teve início no dia 2 de dezembro, quando o governo esteve no local levando diversos serviços, foi finalizada com a entrega dos documentos.
Débora disse que estava há algum tempo sem o documento de identificação e não tinha condições de pagar a taxa para a segunda via. “Chegou no momento que eu mais estava precisando. Nossa comunidade está muito agradecida. Vieram atender a gente há uns dias e agora vamos receber nossos documentos”, relatou.
Já Elisa Costa havia perdido o documento durante atendimento médico em uma unidade de saúde há cerca de dois meses. Em dezembro, foi atendida na ação do governo e pôde fazer o pedido da segunda via. Em pouco mais de um mês, estava com o RG nas mão e comemorou.
“Essa ação, para mim, é muito importante, maravilhosa, porque facilitou demais pra gente, ainda mais quem tem criança pequena e não consegue sair de casa com tanta facilidade. Achei muito bom e importante mesmo”, afirmou.
Governo mais perto da comunidade
O secretário de Estado de Governo, Alysson Bestene, esteve presente na entrega e destacou que o objetivo do governo é cada vez mais se aproximar da comunidade e facilitar o acesso à cidadania.
“Isso traz dignidade, as pessoas passam a ter a sua documentação para exercer cidadania cada vez mais, e isso é o que o governo tem buscado, que é aproximar as organizações da população. É uma extração de todo esse trabalho que foi feito pelo governo do Estado nesse programa Juntos Pelo Acre”, destacou o secretário.
Bestene antecipou ainda que um calendário está sendo montado para que essas ações possam chegar a outras comunidades.
“Vamos soltar um cronograma ainda em janeiro, mas já temos previsão de uma ação no bairro Taquari, que vai ser a mesma atividade que foi realizada na ocupação, com toda a equipe de governo e com todas as ações governamentais”, adiantou.
O delegado-geral de Polícia Civil, Henrique Maciel, contabiliza mais de sete mil documentos entregues em ações sociais como essa. “Estamos levando cidadania ao nosso povo. A identidade é fundamental para você iniciar a sua vida jurídica, no sentido de ter acesso a vários serviços, inclusive ações sociais, como Bolsa Família. Então, é isso que estamos fazendo aqui. Ele é fundamental para você ter acesso à conta bancária, a crédito. E vamos continuar fazendo mais este ano”, sinalizou.
“O sistema veio até a população”
A cidadania é a garantia da igualdade de todos perante a lei. Ter acesso facilitado aos serviços que garantem esse direito é assegurar a dignidade a cada morador.
Na sexta-feira, 5, o Instituto de Identificação da Polícia Civil estabeleceu os novos valores para a emissão do documento, passando para R$106,60 a confecção da carteira em cédula (modelo convencional) e R$ 195 para a confecção da carteira em policarbonato.
Já a lei 3.788, aprovada em novembro de 2021 na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), isenta da cobrança de taxas para a emissão da segunda via para pessoas que tiveram documentos danificados ou que tenham sido extraviados em desastres da natureza.
Rakeline Bezerra, vice-presidente da associação de moradores local, frisou a importância de o Estado chegar à comunidade para ajudar no acesso a esses serviços. “É muito importante, porque foi tudo a custo zero e hoje as pessoas estão recebendo as suas identidades totalmente gratuitas”, enfatizou.
Júnior Angelim, presidente da associação, definiu a parceria entre governo do Estado e comunidade como um sucesso. “A gente deu toda a estrutura, se empenhou para que desse certo, até porque a comunidade também abraçou o projeto. Queria parabenizar toda a equipe do governo que veio no dia, foi um superevento aqui mesmo no bairro. E já estamos em contato com a equipe para a gente trazer mais uma vez a ação, porque não deu para atender todo mundo em um dia só, a demanda foi grande”, informou.
FONTE: AGENCIADOACRE