• qua. abr 17th, 2024

Estado institui uso do ‘colar de girassol’ como ferramenta de acessibilidade

ByEdnardo

jun 29, 2023

O governo do Estado instituiu nesta quinta-feira, 29, o uso do “colar de girassol”, um instrumento auxiliar de orientação para identificação de pessoas com deficiências ocultas. A governadora do Acre em exercício, Mailza, sancionou a lei, de autoria do deputado estadual Pablo Bregense.

O colar de girassol é uma ferramenta criada para facilitar a identificação e sinalizar deficiências invisíveis, que não são possíveis de serem percebidas à primeira vista, como o autismo.

O colar de girassol é um instrumento para identificação de pessoas com deficiências ocultas. Foto: internet

O colar corresponde a uma faixa estreita verde, parecida com os cordões usados para sustentar crachás, estampada com desenhos de girassóis. O intuito é garantir mais assistência e segurança para as pessoas com deficiência durante viagens, passeios e compras, indicando, para as equipes dos estabelecimentos, que a pessoa portadora do acessório pode necessitar de suporte especial.

Sóron Steiner, coordenadora estadual da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), frisou que a coordenação recebe com alegria a sanção da lei nº 4.112, de 28 de junho, pois muitas deficiências na atualidade não são facilmente identificáveis.

Sóron Steiner, coordenadora estadual da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência da Sesacre. Foto: Odair Leal/Sesacre

“A identificação nos auxilia tanto no fortalecimento das políticas públicas, quanto no bom trato a todas as pessoas que possuem algum tipo de deficiência ou precisam de algum tipo de atendimento, prestação de serviço ou prioridade, para que sejam tratadas com a maior dignidade possível”, enfocou.

A lei também determina que os estabelecimentos públicos e privados devem orientar funcionários e colaboradores quanto ao significado do colar de girassol, a fim de garantir o atendimento adequado aos seus portadores.

fonte: agencia do acre

By Ednardo