qua. maio 25th, 2022

Desenhos foram feitos no Mercado Alcides Pessoa de Carvalho, de Plácido de Castro, pelo Projeto Cine Teatro Recreio Itinerante, da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM).


Mercado Municipal Alcides Pessoa de Carvalho ganhou desenhos dos rostos de ex-prefeito e professora — Foto: Arquivo/Jessé Luiz

Mercado Municipal Alcides Pessoa de Carvalho ganhou desenhos dos rostos de ex-prefeito e professora — Foto: Arquivo/Jessé Luiz

O mercado municipal e a praça central de Plácido de Castro, interior do Acre, viraram telas de pinturas a céu aberto com homenagens a personalidades que marcaram a história do município. Grafites de quase quatro metros estampam os rostos do ex-prefeito Alcides Pessoa de Carvalho e da professora Balbina de Oliveira Firmino, que ajudaram no desenvolvimento e crescimento da cidade.

O local escolhido para os desenhos foi o mercado que leva o nome do ex-prefeito. As artes foram feitas pelo grafiteiro Jessé Luiz, mais conhecido como Dedé. O trabalho faz parte do Projeto Cine Teatro Recreio Itinerante, realizado pela Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM) e financiado financiado pela lei Aldir Blanc.

Entre os dias 7 a 9 de outubro, as cidades de Assis Brasil, Brasileia e Xapuri tiveram acesso a filmes brasileiros, dança, teatro, música, grafite e fotografia levados por artistas acreanos.

Grafites fazem parte do Projeto Cine Teatro Recreio Itinerante da FEM que levou dança, teatro, cinema e outras artes para o interior do estado — Foto: Arquivo/Jessé Luiz

Grafites fazem parte do Projeto Cine Teatro Recreio Itinerante da FEM que levou dança, teatro, cinema e outras artes para o interior do estado — Foto: Arquivo/Jessé Luizhttps://b3e92a1591f99ada8adbb1952e3486f4.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

O prefeito de Plácido de Castro, Camilo Silva, disse que a ideia também era reconstruir a cultura da cidade e manter viva a memória de pessoas que contribuíram com a história da cidade. Ele falou que a gestão prepara outras homenagens para essas duas importantes personalidades.

“Resolveram colocar a imagem do ex-prefeito no mercado que leva o nome dele. A praça do idoso, que estamos construindo, leva o nome o nome da professora Balbina, que era uma professora formada em educação física e o esporte teve destaque após a vinda dela”, explicou.

O grafiteiro Dedé contou ao g1 que a ideia era fazer o desenho bem grande para causar um impacto no mercado. Ele relembrou que inicialmente seria pintado só o rosto da professora, mas depois precisou retornar à cidade e fazer o desenho do ex-prefeito.

“Essa foi a segunda etapa do projeto e cada etapa era em um município. Essa segunda etapa fomos para Plácido de Castro, Senador Guiomard e Acrelândia. Levei um amigo, o Claudinei, para me ajudar, fizemos na praça também e alguns letreiros”, destacou.

fonte: g1acre