• dom. fev 25th, 2024

Gladson pede calma a secretários: “meu compromisso só acaba em abril de 2026”

ByEdnardo

fev 8, 2024

FOTO: SÉRGIO VALE/ac24horas

Em solenidade realizada no auditório da Biblioteca Pública do Estado na manhã desta quinta-feira, 8, o governo apresentou o lançamento do novo Portal de Transparência ao Cidadão acreano, destinado aos órgãos e entidades que integram a Administração Pública no âmbito estadual.

A gestão destacou que o lançamento do novo Portal da Transparência do Acre é um marco de acesso à informação e ferramenta de controle social e visa fortalecer a confiança do cidadão nas instituições públicas.

Durante seu discurso, o governador Gladson Cameli disse que o portal demonstra o compromisso do Estado do Acre com a transparência e o controle social dos gastos públicos. “O novo portal representa um avanço significativo em relação à disponibilização de dados e navegação. Essa ação mostra compromisso e respeito com o poder público. Eu preciso que vocês se acalmem e vamos trabalhar porque meu compromisso só acaba em abril de 2026 se candidato for”, disse o chefe do executivo se referindo a possibilidade de renunciar ao cargo para disputa uma das duas cadeiras disponíveis para o Senado Federal pelo Acre.

FOTO: SÉRGIO VALE/ac24horas

Cameli ainda revelou aos gestores e demais convidados presentes que deverá efetuar cortes na verba de mídia, destinada aos veículos de comunicação. “Vamos diminuir o orçamento da imprensa e tá tudo certo e aí vamos aplicar em asfalto, pronto, tá resolvido, para pararmos e respeitar esse governador”, afirmou.

Ao fim do pronunciamento, o chefe do executivo ainda pediu a Deus que proteja os adversários políticos. “Aos meus adversários, que Deus nos proteja. As últimas pesquisas termos 74% de aprovação”, argumentou.

O diretor de transparência e gestão da Controladoria Geral do Estado (CGE), Cícero Antônio Ferreira, revelou que portal tem disponível informações acerca da COVID-19, licitações, editais, investimentos na cultura, convênios e obras que ocorre nos 22 municípios acreanos, além de demais dados de interesse público. “A transparência melhora a gestão e nos força a sermos melhores. A cultura e inovação do portal, convênios e uma obrigação. Quanto mais informações a gente vai melhorar no ranking de transparência”, detalhou.

FOTO: SÉRGIO VALE/ac24horas

De acordo com o diretor, o novo portal do governo tem acesso aos dados de diárias de todos os servidores concursados, comissionados e gestores públicos, que atende uma recomendação dos órgãos de controle. “Disponibiliza um sistema de forma rápida e ágil”, explicou.

O secretário de administração do governo, Paulo Roberto, disse que a ferramenta visa oferecer transparecia ao público e órgãos de controle. “Foram 9 meses de trabalho juntos com a controladoria e demais trabalhadores. O novo portal visa passar informações da administração pública. Temos objetos de oferecer transparência. Ele se destaca pela integração e oferece dados detalhados do governo”, comentou.

FOTO: SÉRGIO VALE/ac24horas

Mayara Cristine Bandeira de Lima, Controladora-Geral do Estado do Acre, elogiou a ação do governo. Segundo ela, o governador Gladson Cameli e a população serão os mais beneficiados. “Esse é o portal do governo e governador Gladson Cameli. E o nosso portal e fico emocionada ao ver que ele está transparente e vem retratando as ações da administração pública”, disse.

fonte: AC24HORAS

By Ednardo