• sex. abr 19th, 2024

Governo instala macacos hidráulicos na obra de reforço estrutural e elevação da Ponte Metálica de Rio Branco

ByEdnardo

nov 21, 2023

O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre) e a empresa Procec têm trabalhado nesta segunda-feira, 20, na instalação de macacos hidráulicos na obra de reforço estrutural e elevação da Ponte Metálica Juscelino Kubitschek sobre o Rio Acre, no centro de Rio Branco.

Intervenção está sendo realizada embaixo da estrutura metálica. Foto: Egídio Roque/Deracre

O presidente do Deracre, Sócrates Guimarães, explica que, para suspender a estrutura, os macacos hidráulicos estão sendo posicionados nos pontos de apoio embaixo da estrutura metálica, para assegurar a troca dos aparelhos de apoio e alinhamento do tabuleiro da ponte.

“Os trabalhadores atuam para melhorar a durabilidade do concreto dos blocos dos pilares, com reparos realizados com segurança e precisão”, afirmou.

Pilares de sustentação da estrutura recebem manutenção. Foto: Egídio Roque/Deracre

Segundo Guimarães, a ideia é posicionar os macacos hidráulicos para elevar a ponte até o nível desejado e permitir a substituição dos aparelhos de apoio antigos, por novos feitos de neoprene. Posteriormente, a estrutura é rebaixada de volta à sua posição original, sendo os macacos removidos de forma sequencial.

Gestores do Deracre acompanham de perto execução da obra de reforço estrutural. Foto: Egídio Roque/Deracre

“Vamos construir uma estrutura de reação para dar uma elevação à estrutura e executar a troca dos aparelhos de apoio antigos por novos”, disse.

A execução da obra é feita a partir de um contrato emergencial, sendo que estão sendo investidos mais de R$ 2,6 milhões em recursos próprios do Estado e o prazo de conclusão é fevereiro de 2024.

FONTE: AGENCIA DO ACRE

By Ednardo