• dom. fev 25th, 2024

Inovação tecnológica do Acre atrai investimento de R$ 9,8 milhões para pesquisa científica

ByEdnardo

jun 30, 2023

A convite da Universidade Federal do Acre (Ufac), o governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), prestigiou a inauguração do laboratório do projeto P&D Pesquisas Aplicadas em Visão e Inteligência Computacional (Pavic-Lab), resultado da colaboração entre Ufac, Motorola, Flextronics e a Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária no Acre (Fundape).

Inauguração do Laboratório contou com a presença de várias autoridades do Campus Universitário e setores ligados à inovação. Foto: Nilmara Almeida/Seict

O projeto de cooperação técnico-científica é o maior investimento em inovação tecnológica no Acre. O aporte de R$ 9,8 milhões visa formar recursos humanos com habilidade para aplicar e desenvolver as mais modernas técnicas e ferramentas de softwares de visão e inteligência computacional, por meio de realização de pesquisas científicas e treinamento em tecnologia na área de projeto.

“Estamos diante de um projeto de alto nível para formação de mão de obra que vai gerar conhecimento e oportunidade de negócios. Em cinco anos, seremos o estado com maiores investimentos, um sonho do governador Gladson Cameli para essa massa de jovens que estão se formando nas universidades”, observou o titular da Seict, Assurbanipal Mesquita.

Estado foi elogiado pela aprovação da lei que colocou o Acre no mapa da inovação tecnológica do Brasil. Foto: Nilmara Almeida/Seict

A reitora da Ufac, Guida Aquino, destacou que já existe um egresso da Ufac trabalhando na Motorola, resultado da parceria com as organizações privadas. Ela elogiou a aprovação da lei que inseriu o Acre no mapa da inovação do Brasil, pois “fortalece a Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapac) e a universidade. Essa instituição reestruturada vai fomentar grandes projetos”.

As pesquisas do Pavic-Lab contam com oito alunos de graduação dos cursos de Engenharia Elétrica e Sistemas de Informação e seis do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação da Ufac.

O evento contou com a presença da coordenadora regional da Suframa no Acre, Maria Tereza Alves; do diretor-presidente da Fundape, Ismar Bernado; da coordenadora do projeto Pavic-Lab, Macilon Araújo; e do diretor de Ciência e Tecnologia da Seict, Ricardo Damasceno.

By Ednardo