qui. jun 30th, 2022

Dados são da Infraero e avaliam de 17 de dezembro até 3 de janeiro. Aumento de voos é de 14% com relação ao ano passado.


Mais de 22 mil passageiros devem passar pelo aeroporto de Rio Branco até 4 de janeiro; aumento é de 47%  — Foto: Crisley Souza/Rede Amazônica Acre

Mais de 22 mil passageiros devem passar pelo aeroporto de Rio Branco até 4 de janeiro; aumento é de 47% — Foto: Crisley Souza/Rede Amazônica Acre

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) divulgou o balanço de estimativa de passageiros que devem passar pelo aeroporto de Rio Branco até 4 de janeiro. O período é um dos mais movimentados do ano e já tem aumento de 47% no número de passageiros, se comparado com o mesmo período do ano passado e começo deste ano.

Dados da Infraero mostram que de 17 de dezembro deste ano até 4 de janeiro de 2022 devem passar 22.054 passageiros pelo aeroporto da capital. Já no ano passado, de 18 de dezembro a 3 de janeiro deste ano, foram 14.997 pessoas viajando no período.

A procura aumenta porque muitas pessoas viajam para outras cidades para comemorar as festas de fim de ano. Em todo o país, o maior movimento deve ocorrer entre os dias 20 e 23 de dezembro e 3 de janeiro.

Na capital acreana houve aumento também de 14% nos voos. Saindo de 132 no ano passado para 151 neste ano. Com os casos de Covid-19 mais controlados no estado, as pessoas se sentem mais seguras em viajar.

Em todo país, os 37 aeroportos da rede Infraero com voos comerciais regulares devem receber cerca de 2,9 milhões de passageiros entre os dias 17 de dezembro de 2021 e 3 de janeiro de 2022. O número é 44% maior em relação ao movimento do ano passado, quando 2 milhões de pessoas embarcaram e desembarcaram nos terminais da empresa, entre os dias 18 de dezembro de 2020 e 4 de janeiro de 2021.

Infraero diz que tem seguido normas da Anvisa  — Foto: Tácita Muniz/G1

Infraero diz que tem seguido normas da Anvisa — Foto: Tácita Muniz/G1

Segurança

A Infraero tem adotado as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre distanciamento social, uso de máscara e higienização das mãos dentro dos terminais, que estão sinalizados e têm veiculado mensagens audiovisuais. Essas recomendações também estão no site da Infraero.

Além disso, é recomendado que os passageiros cheguem ao aeroporto com antecedência mínima de 1h30 para voos domésticos e 3h para voos internacionais.

Também foram reforçadas as medidas de segurança e fluidez nas operações e no funcionamento de toda infraestrutura aeroportuária. O objetivo é manter os níveis de conforto e a segurança de passageiros, operadores aéreos e demais usuários dos aeroportos.

O atendimento e as orientações aos viajantes também contam com os “amarelinhos” da Infraero: funcionários de colete amarelo com a frase “Posso Ajudar/May I Help You?” estarão usando equipamentos de proteção individual e prontos para auxiliar as pessoas que chegam e partem nos terminais.

fonte: g1acre