• sáb. jul 20th, 2024

Mapa da Inadimplência: população endividada cresce 0,59% no Acre

ByEdnardo

jun 5, 2023

O número de endividados no Acre cresceu 0,59% entre janeiro de abril de 2023, segundo o Mapa da Inadimplência, uma plataforma da Serasa. Em janeiro 44,60 da população estava endividada e em abril, 45,19 -ou quase 278 mil adultos inadimplentes.

Em abril, a Serasa disponibilizou mais de 1,2 milhão de oportunidades de negociação aos acreanos inadimplentes e apenas 8.766 acordos foram fechados naquele mês através do programa Limpa Nome.

Outra agência de proteção ao crédito, o SPC Brasil, explica o que é inadimplência: “A palavra inadimplência, por si só, causa calafrios em muitas pessoas, mesmo que, em alguns casos, possa ser um pouco complicado compreender totalmente o que ela significa. No Brasil, a realidade comum é que os cidadãos não têm capital suficiente para consumir alguns bens e serviços. Neste caso, uma alternativa para muitos é a oferta de crédito disponibilizada por instituições financeiras e outras organizações.

Exemplos desse tipo de oferta são os crediários e financiamentos. No entanto, quando essas dívidas não são pagas, pode surge um problema a ser resolvido: a inadimplência. Com isso, é possível afirmar que a inadimplência acontece quando não se paga uma dívida. Portanto, perceba como é simples entender esse conceito. Vale comentar que, inicialmente, a inadimplência é somente o não cumprimento de determinada obrigação financeira”.

FONTE: AC24HORAS

By Ednardo