• sex. abr 19th, 2024

Marina quer decretar emergência climática permanente em cidades atingidas por enchente no Acre

ByEdnardo

mar 4, 2024

Para que o decreto seja assinado, será necessário passar pelo Congresso Nacional, é o que defende a ministra acreana

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, em visita à Brasiléia, nesta segunda-feira (4), acompanhada do ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, anunciou que o Governo Federal pretende decretar estado de emergência climática permanente nas cidades afetadas pelas enchentes no Estado.

Não só os municípios do Acre devem ser inseridos na medida, mas outras centenas espalhados pelo Brasil, que sofrem com as cheias. Para que o decreto seja assinado, será necessário passar pelo Congresso Nacional, é o que defende a acreana.

A ministra durante visita à Brasiléia, nesta segunda-feira/Foto: Juan Diaz/ContilNet

“É um esforço conjunto que temos que fazer, com todos os ministérios, procurando aprovar uma lei no Congresso para decretar estado de emergência climática permanente nessas cidades, em decorrência dessas cheias que acontecem todos os anos, afetando milhares de famílias. É um processo de construção até tirar completamente essas famílias desses locais”, afirmou.

Marina disse que tirar a cidade de um lugar para construí-la em outro é uma medida que deve ser feita de forma gradativa.

A ministra visitou o município que enfrentou a pior enchente da história/Foto: Juan Diaz/ContilNet

“Decretando o estado de emergência climática permanente, vamos reconstruindo a cidade e a vida dessas pessoas. Não é fácil para ninguém saber que vai ter que sair de sua casa e ir para outro lugar, mas às vezes é necessário. A única saída é essa, mas precisa ser feita de forma gradativa, respeitando as normas e combatendo a causa de tudo isso, que é o desmatamento, as queimadas e todo o processo de degradação do meio ambiente”, continuou.

Veja

A post shared by ContilNet Notícias (@contilnetnoticias)

By Ednardo