• sex. fev 23rd, 2024

Mauá amplia vacinação contra a meningite para trabalhadores da educação

ByEdnardo

maio 25, 2023

Funcionários de instituições de ensino podem ser imunizados nas UBSs

A imunização destes grupos vai até julho ou enquanto durarem os estoques.

A Prefeitura de Mauá ampliou o público a ser imunizado com vacina meningocócica C (conjugada), conforme orientação do governo estadual. Podem receber o imunizante os trabalhadores de instituições de ensino, incluindo professores. A aplicação é realizada nas 23 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município, de segunda a sexta, das 9h às 16h. É preciso apresentar RG ou CPF, documento que comprove a atuação na área (crachá ou holerite) e carteirinha de vacinação. A imunização destes grupos vai até julho ou enquanto durarem os estoques.

 

O imunizante faz parte do calendário de rotina do SUS (Sistema Único de Saúde). A meningocócica C é administrada em esquema de duas doses para crianças com menos de 1 ano — a primeira aos 3 meses de idade e a segunda aos 5. O reforço é a partir de 1 ano (até 4 anos, 11 meses e 29 dias).

 

Em julho do ano passado, a vacinação foi estendida para crianças até 10 anos, 11 meses e 29 dias e trabalhadores da saúde. Ambos seguem aptos para a imunização. Já os adolescentes de 13 e 14 anos podem tomar a meningocócica ACWY até junho.

 

A meningite é uma inflamação que atinge as meninges, membranas que envolvem o sistema nervoso central, podendo ser causada por vírus, bactéria, parasita ou fungo. Os sintomas mais comuns são dor de cabeça, rigidez no pescoço, vômito e febre.

 

Entre as medidas de prevenção estão: lavar as mãos com frequência, reforçar os hábitos de higiene, não compartilhar talheres e alimentos com outras pessoas, manter os ambientes limpos e ventilados e evitar aglomerações.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
23/05/2023 18:06

By Ednardo