• sáb. fev 24th, 2024

Milhares de famílias estão em área de risco por conta de desmoronamentos, diz Defesa Civil

ByEdnardo

jan 4, 2024

Entre bairros classificados como áreas de risco estão a Cidade Nova, Seis de Agosto e Ayrton Senna


Em entrevista ao ContilNet, que foi até o bairro Ayrton Senna para mostrar um desmoronamento, na Rua Campo Novo, com a Rua Raimundo Melo, o secretário de Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, afirmou que milhares de famílias estão em áreas de risco na capital acreana.

Erosão ocorrida na tarde desta quinta-feira em Rio Branco/ Foto: ContilNet

São famílias que moram em locais com alto risco hidrológico e geológico, explica Cláudio Falcão.

“Se formos considerar todos os bairros monitorados pela Defesa Civil, essas famílias são milhares, habitando em áreas de risco e que monitoramos no intuito de minimizar os impactos”, explica.

Entre bairros classificados como áreas de risco estão Cidade Nova, Seis de Agosto, Ayrton Senna, Bairro da Base, Baixada do Habitasa, Cadeia Velha, dentre outros.

Com relação ao desmoronamento desta quinta-feira, o secretário de Defesa Civil informou que já havia uma erosão no local e algumas famílias já teriam sido retiradas da região. Nesta tarde houve um novo deslizamento de terra, aumentando o tamanho da cratera, colocando outras famílias em situação de risco.

Desde a tarde da última quarta-feira (3) até o início desta quinta-feira já havia chovido em Rio Branco cerca de 100 milímetros, o que corresponde a 40% da média esperada para todo o mês de janeiro na capital acreana. Outra preocupação da Defesa Civil tem sido a elevação repentina dos igarapés na capital acreana.

fonte: contilnet

By Ednardo