• sex. fev 23rd, 2024

Nota pública OAB quanto á operação “boi de ouro”

ByEdnardo

fev 11, 2023

A OAB/AC vem a público se manifestar sobre os fatos ocorridos na manhã do dia 10/02/23, na operação denominada “Boi de Ouro” deflagrada pela Polícia Civil do Estado do Acre, envolvendo, dentre outros, um advogado inscrito nesta seccional. Assim, na madrugada desta sexta-feira foi acionada pela Polícia Civil, com a informação de que se fazia necessária a presença de representantes da OAB/AC, a fim de acompanhar o cumprimento de mandado de busca e apreensão em residência de um advogado.

 

Para a ocorrência, quatro representantes da OAB/AC foram incumbidos de garantir a manutenção e defesa das prerrogativas dos profissionais que seriam alvo da operação policial denominada “Boi de Ouro”.

 

Assim, todos os atos da operação foram devidamente acompanhados, como preceitua o art. 7º, § 6º do Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil.

A OAB/AC destaca que permanece comprometida com a defesa das prerrogativas funcionais da advocacia e a defesa da atividade profissional do advogado, e acompanhará o caso prestando o suporte necessário ao advogado envolvido, zelando, imprescindivelmente, pela garantia da observância, em todos os casos, dos princípios fundamentais do contraditório e da ampla defesa, norteadores de nossa Carta Magna.

Ainda, a conduta do advogado em questão, membro do Conselho Seccional, será oportunamente apurada no âmbito administrativo e disciplinar, após a devida coleta de informações acerca dos fatos.

Por fim, repudiamos veementemente a exposição do advogado envolvido, fato que gera julgamentos precipitados e posicionamentos equivocados, ocasionando grandes prejuízos a todos os envolvidos.

 

Rodrigo Aiache Cordeiro

Presidente da OAB/AC

 

Vanessa Pinho Paes Cavalcante

Presidente da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas da OAB/AC

By Ednardo