• sex. abr 19th, 2024

Parceria entre Ieptec e Ufac contribui para evolução acadêmica de alunos do Curso Técnico em Veterinária

ByEdnardo

jul 12, 2023

Alunos do Curso Técnico em Veterinária da Escola em Saúde Maria Moreira da Rocha, que é um Centro de Educação Profissional e Tecnológica (Cept) do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), estão participando de aulas de campo realizadas em parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac). Na tarde da segunda-feira, 10, mais uma turma visitou a unidade experimental de produção animal da Ufac, em Rio Branco.

Os alunos aprenderam, na prática, sobre avicultura e manejo de bovinos. Foto: Assessoria Ieptec.

“Queremos que eles vivenciem uma experiência que não teriam em sala de aula ou no cotidiano, para que, futuramente, possam ser bons técnicos em veterinária, e entrem no mercado de trabalho”, comentou Mailson Queiroz, veterinário e professor de Zootecnia, no Ieptec.

Professor apresentando aos alunos a estrutura adequada para criação de aves. Foto: Assessoria Ieptec.

A turma é formada, em parte, por jovens que moram em propriedades rurais: “É muito interessante aprender, por exemplo, sobre a aplicação de remédio nos animais, e saber sobre esse manejo é importante, já que eu moro em zona rural”, explicou o aluno Aldo Gonçalves.

Alunos produzem relatório a cada aula prática que participam, reforçando assim o aprendizado. Foto: Assessoria Ieptec.

Além da área de ensino prático, a Ufac também permitiu o acompanhamento da zootecnista e professora na instituição, Bruna Rosa. “Essa parceria entre Ieptec e Ufac é extremamente importante, serve como ‘vitrine’ para esses estudantes, que podem vir a ser alunos aqui na instituição. Esperamos contribuir para a formação desses jovens”, expôs.

Alunos atentos à explicação da professora sobre os cuidados com os animais. Foto: Assessoria Ieptec.

Os estudantes que participaram da aula de campo são oriundos das escolas públicas estaduais São João Batista e José Cesário, ambas no Bujari. As instituições de ensino estão inseridas no Itinerário de Formação Técnica e Profissional, que compreende ao Novo Ensino Médio, ofertado pelo governo do Estado, por meio do instituto.

Ieptec atua com sete turmas do Curso Técnico em Veterinária, sendo: três em Rio Branco, duas em Porto Acre, uma no Bujari e uma em Capixaba. Foto: Assessoria Ieptec.

Atualmente, o Ieptec atende sete turmas do Curso Técnico em Veterinária, somando mais de 200 alunos.

FONTE: AGENCIADOACRE

By Ednardo