• qua. abr 17th, 2024

Pedro Pascoal anuncia construção de nova UPA e Pronto-Socorro infantil em Rio Branco

ByEdnardo

maio 22, 2023
cropped-pedro-pascoal.jpg

Pedro Pascoal concedeu entrevista exclusiva ao ContilNet/Foto: Diego Gurgel/Secom

“Estamos arrecadando recursos financeiros, a nível federal, junto à bancada federal para a construção de uma quarta UPA. Esta é a estratégia que nós vemos para que o Pronto-socorro tenha em algum momento o seu atendimento voltado pra alta complexidade e a ideia é dessa estruturação da quarta UPA em um ponto que não tenha, onde não exista hoje um pronto atendimento para aquela população”, disse o secretário.

Os recursos federais da construção da nova UPA em Rio Branco foram destinados pelo deputado federal Roberto Duarte, que se comprometeu em alocar os recursos para construção através da apresentação do projeto em Brasília.

De acordo com ele, o projeto visa atender a população da parte alta da cidade. “Ainda não decidimos onde vai ser o ponto mas é naquela regional, São Francisco ou Tancredo Neves. É um desafio grande mas com conhecimento técnico, diagnóstico que foi feito de todas as regionais, nós pretendemos avançar consideravelmente”, enfatizou.

Outra ação importante anunciada pelo secretário Pedro Pascoal é a conclusão das obras do Hospital da Criança com o projeto de construção de um pronto-socorro infantil.

“Nós sentamos com o senador Alan Rick e apresentamos para ele um projeto um tanto quanto ousado para a reforma daquele prédio na lateral, inclusive com a implantação de um tomógrafo para que consigamos concentrar todo atendimento pediátrico no Hospital da Criança, inclusive as urgências e emergências com ativação de um centro cirúrgico com cirurgiões e neurologistas de sobre aviso para em caso exista até mesmo situação de trauma, nós tenhamos essa retaguarda”, explicou.

O projeto, ainda de acordo com o secretário, prevê que o pronto-socorro infantil seja construído no prédio localizado ao lado do Hospital da Criança onde funcionava a Anvisa. o imóvel antigamente, para o Estado. “Nós tivemos a doação daquele prédio para o Estado. Então nós já temos esse projeto no forno e se tudo der certo com a liberação de emendas parlamentares, a gente começa essa obra também”, destacou.

Sobre a obra do Hospital da Criança, o secretário informou que as obras deve ser retomadas em caráter de emergência. “Tivemos a situação das obras que foram embargadas, mas estamos retomando. Temos um prazo de parecer da PGE [Procuradoria Geral do Estado] mas que pela situação emergencial que estamos vivendo, eles entenderam a importância de essas obras sejam retomadas em caráter emergencial.”, concluiu.

Sobre as demais unidades hospitalares do estado, Pedro Pascoal disse que, para este ano, devem ser entregues: o Hospital João Câncio, de Sena Madureira; a Unacon, unidade oncológica – tratamento de câncer, segundo ele já nos próximos dias; os hospitais de Porto Walter e Marechal Taumaturgo e a UTI de Cruzeiro do Sul. “Pontualmente esses serviços precisam ser retomados,”, pontuou.

fonte: contilnet

By Ednardo