• dom. fev 25th, 2024

Policial feito refém em presídio é encaminhado ao PS; Governo monta gabinete

ByEdnardo

jul 26, 2023

O policial Janilson Silva, do Grupo Penitenciário de Operações Especiais (Gpoe) foi ferido enquanto detentos faziam policiais penais reféns no Presídio Antônio Amaro Alves, na manhã desta quarta-feira (26).

Segundo informações extraoficiais, Silva estava tratando da negociação com os detentos, quando foi atingido por um tiro de raspão no olho. Ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado ao pronto-socorro de Rio Branco. Ainda não há informações sobre o estado de saúde do agente.

Duas unidades de suporte avançado do Samu chegaram ao presídio para socorrer possíveis feridos na unidade, mas até o momento há informações de que somente Janilson foi ferido.

Pelo menos 20 viaturas do Bope entraram no presídio. Ainda segundo informações extraoficiais, quatro policiais penais foram resgatados com a ajuda de outras forças de segurança do estado.

Um carro da Energisa foi acionado para cortar a energia do presídio, para que a polícia prossiga com os trabalhos de negociação com os presos.

Segundo apurado pela reportagem, os detentos que fizeram os agentes reféns estavam em posse de cinco carabinas e 200 munições, além de terem tomado a reserva de armas do presídio Antônio Amaro.

O Governo do Estado emitiu uma nota sobre o caso e criou um gabinete para respostas rápidas.

VEJA NOTA NA ÍNTEGRA:

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), informa que na manhã desta quarta-feira, 26, detentos do pavilhão de isolamento do Presídio Antônio Amaro iniciaram um princípio de motim, quando 20 policiais penais realizavam a segurança do pavilhão. Na ação, os detentos fizeram dois policiais penais reféns.

Diante disso, o governo do Estado do Acre, por meio da Sejusp, instalou um Gabinete Institucional de Crise para apresentar medidas e respostas rápidas.

Como providências, homens das polícias Militar, Penal, Gefron e Bope já atuam na área.

Cel. Evandro Bezerra
Secretário Adjunto de Segurança Pública

fonte: contilnet

By Ednardo