• sex. abr 19th, 2024

Prefeito do Rio participa de evento pioneiro de startups que celebra a inovação indiana e brasileira

ByEdnardo

jul 6, 2023

O Rio de Janeiro sediou por dois dias um grande evento com foco em tecnologia, para promover a inovação e a cooperação entre o Brasil e a Índia. Nos dias 2 e 3 de julho, a Embaixada da Índia no Brasil, a organização TiE, voltada para o empreendedorismo global, e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) receberam, no hotel Fairmont, em Copacabana, um seleto grupo de 21 startups – seis do Rio e quinze das regiões Norte, Nordeste e do Distrito Federal –, durante o Retiro Anual de Membros Fundadores da TiE.

– A Prefeitura visa a criar um ambiente favorável ao ambiente de negócios, com políticas e regulações claras, que promovam a inovação e a competitividade. Estamos investindo em infraestrutura de qualidade, educação e treinamento, além de incentivar a pesquisa e o desenvolvimento. O meu compromisso é colocar o Rio no mapa global da inovação e mercado de tecnologia. Queremos fazer desta cidade o ponto central e uma referência para as mentes mais brilhantes – afirmou o prefeito Eduardo Paes.

O embaixador da Índia, Suresh K. Reddy, exaltou a recepção da cidade do Rio de Janeiro para o evento, voltado para o desenvolvimento de novas empresas:

–  É o início de uma parceria orientada para o futuro. Essa parceria visa capacitar os empresários cariocas e promover o dinamismo e o espírito empreendedor do Rio de Janeiro.

As 21 startups participaram de uma competição de pitch. As seis melhores foram premiadas num jantar de gala, no dia 3 de julho: Trakto, 3Wings, Davi, Lutti, Wirespay e Krilltech. As empresas vencedoras receberão oportunidades de networking e mentoria com membros da TiE Charter e entrada gratuita para o TiE Global Summit (TGS) 2023, em Cingapura.

O evento foi um passo significativo para as empresas, para alcançar exposição global, aprender com empreendedores bem-sucedidos e contribuir para seus ecossistemas de startups, à medida que a Índia e o Brasil continuam a crescer na economia digital global.

O carioca Diego Stone Aires desenvolveu, com a Krilltech, uma nanotecnologia de carbono que acelera o metabolismo da planta para aumentar a produção rural. Ele vê na premiação uma grande oportunidade para a empresa:

– Para nós, é muito importante porque a estamos em processo de expansão internacional. Abrir portas via países dos Brics, especialmente na Índia, que é país bastante agrícola, como o nosso, é uma oportunidade ímpar. Dessa forma, a gente pode levar a nossa tecnologia, que é 100% nacional, lá para fora e trazer divisas para o Brasil

TiE Global

A TiE, uma organização global sem fins lucrativos dedicada a promover o empreendedorismo, expandiu-se para 58 capítulos em 12 países desde sua criação há 30 anos no Vale do Silício. Ela desempenhou um papel fundamental na geração de US$ 1 trilhão em valor e na criação de mais de 25.000 startups em todo o mundo, oferecendo aos empreendedores locais oportunidades de orientação, educação, networking e financiamento.

FONTE: TUPIFM

By Ednardo