qua. maio 25th, 2022

Capital acreana também terá feriado prolongado na segunda (27) e terça (28), que será aniversário de Rio Branco. Decreto foi publicado no DOE nesta segunda-feira (20).


Prefeitura de Rio Branco decretou ponto facultativo no próximo dia 27 — Foto: Divulgação/Asscom Prefeitura de Rio Branco

Prefeitura de Rio Branco decretou ponto facultativo no próximo dia 27 — Foto: Divulgação/Asscom Prefeitura de Rio Branco

A Prefeitura de Rio Branco publicou, nesta segunda-feira (20), um decreto que estabelece ponto facultativo na capital acreana no próximo dia 27. Com isso, a capital terá um feriado prolongado por conta do aniversário de Rio Branco, celebrado no dia 28. A portaria do decreto foi publicada no Diário Oficial do Acre (DOE).

O decreto destaca que o ponto facultativo se estende para órgãos e entidades da administração direta e indireta do Poder Executivo. A determinação, contudo, diz que ‘não se aplicam as atividades consideradas de natureza essenciais, principalmente, no combate à Covid-19’.

No último dia 17, governador do Acre, Gladson Cameli, decretou ponto facultativo no próximo dia 27 de dezembro e feriado no dia 28, em comemoração ao aniversário do município de Rio Branco, o dia já é feriado municipal, mas agora foi estendido para todo o estado.

Com isso, o Acre vai ter mais uma vez um feriado prolongado nas repartições públicas, que devem parar na sexta (24), já que também é ponto facultativo devido à véspera de Natal e retornar somente na quarta (29).

Conforme calendário oficial divulgado no início deste ano, os acreanos teriam 11 feriados e nove pontos facultativos em dias úteis durante o ano de 2021. Somados, os feriados nacionais, estaduais e pontos facultativos deste ano chegariam a 24 dias.

No entanto, ao longo do ano, o governo decretou diversos pontos facultativos extras e mais esse feriado, fazendo com que os servidores públicos tivessem vários feriados prolongados em 2021.

fonte: g1acre