• sex. nov 22nd, 2024

Procon alerta consumidores sobre recall de montadora de veículos

ByEdnardo

jan 5, 2024
Procon/AC pede aos proprietários que compareçam ao chamamento. Foto: Neto Lucena/Secom

Diversos veículos com recall ativo da montadora sul-coreana Kia Motors ainda não passaram por reparos no Acre. As informações constam em relatórios enviados pela empresa ao Procon. Estão listados o andamento de recall dos modelos New Soul, Sportage (3ª Geração), Mohave, Carnival e Cerato.

Segundo a diretora administrativa do Procon, Camila Lima, o recall é uma obrigação do fornecedor que identifica algum vício no produto que já foi vendido e a divulgação um atributo do Procon, visando resguardar os direitos dos consumidores.

“ É muito importante o comparecimento do consumidor para troca dos componentes identificados dos automóveis que são objeto de recall, como forma de evitar eventuais danos e acidentes, e caso algum consumidor que tenha um dos produtos da série e ano do recall tiver alguma dificuldade na substituição dos itens, deve entrar em contato com o Procon, para que possamos tomar as medidas cabíveis”, afirma.

Segundo o Ministério da Justiça, o objetivo do recall é justamente eliminar os riscos à saúde e segurança dos consumidores. Conforme o artigo 10 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), cabe ao fornecedor informar às autoridades e aos consumidores problemas em seus produtos ou serviços que importem em periculosidade à saúde ou segurança. Todo o processo de reparo ou de substituição de peças deve ser gratuito ao consumidor.

Quanto aos veículos, as regras sobre o recall, foram atualizadas em abril de 2021 pelo novo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).  Dessa forma, agora é obrigatório o atendimento aos recalls emitidos pelos fabricantes, não sendo possível licenciar o veículo caso o reparo nao seja feito.

fonte: agenciadoacre

By Ednardo