• qua. abr 17th, 2024

Quantos humanos já viveram e morreram ao longo da história?

ByEdnardo

jul 2, 2023

O cálculo foi feito a partir de 200 mil anos atrás

O cálculo foi feito a partir de 200 mil anos atrás | Foto: Divulgação

São cerca de 117 bilhões, contando as 8 bilhões de pessoas vivas atualmente. O cálculo foi feito pelos demógrafos Carl Haub e Tahiko Kaneda que tiveram como base estimativas históricas, partindo de 200 mil anos atrás – data aproximada da ascensão do Homo Sapiens, embora estudos recentes joguem essa data 100 mil anos para atrás.

A população atual representa cerca de 6,8% de todas as pessoas que já viveram. O levantamento também aponta que 140 milhões nascem e 60 milhões morrem todos os anos. Ou seja, o mundo segue crescendo, mesmo que alguns países vivam um declínio populacional.

Metade da humanidade viveu e morreu nos últimos 2 mil anos, sendo resultado do crescimento exponencial: quanto mais gente viva, mais rápido a população cresce. Há 10 mil anos, existiam apenas 5 milhões de pessoas vivas na Terra. Em 1880, 1 bilhão. E em 2022 atingimos a marca de 8 bilhões de pessoas.

O levantamento também aponta que apenas 9 bilhões de humanos viviam antes da chamada Revolução Agrícola, que ocorreu há 12 mil anos. Esse período foi marcado por uma grande virada: a domesticação de animais e a plantação em larga escala em diferentes locais do planeta.

Outro fator que influenciou os números é a expectativa de vida ao longo da história. Antigamente, muitas pessoas não chegavam à idade reprodutiva. Há 2 mil anos, por exemplo, a expectativa de vida ao nascer era de apenas 12 anos, dada a dimensão da mortalidade infantil. Hoje ela ultrapassa os 70.

FONTE: OHOJE.COM

By Ednardo