sex. maio 20th, 2022

Vacinação avança na faixa etária para adolescentes com idades a partir dos 17 anos.


Saúde de Rio Branco começa a vacinar jovens com mais de 17 anos nesta quinta (5) — Foto: Júnior Aguiar/Secom

Saúde de Rio Branco começa a vacinar jovens com mais de 17 anos nesta quinta (5) — Foto: Júnior Aguiar/Secom

A Saúde de Rio Branco vai começar a vacinar adolescentes com idade a partir dos 17 anos, nesta quinta-feira (5), contra a Covid-19. Desde o último dia 26, a capital vacinava jovens com mais de 18 anos e avança a faixa etária. Conforme anunciou o secretário municipal de Saúde, Frank lima, nesta quarta-feira (4), mais de 48 mil jovens devem tomar a primeira dose da vacina dentro desse grupo.

A ideia é que a faixa etária vá reduzindo gradativamente até os 12 anos. “Não achamos razoável antecipar a segunda dose e decidimos vacinar esse público de adolescentes de 12 a 17 anos. Não poderíamos deixar estes pais com esta pressão. Então, vamos começar a partir de amanhã a vacinar estes adolescentes que tem 17 anos e devagar a gente vai descendo o extrato”, disse o secretário Frank Lima.

Para receber a dose do imunizante, o adolescente precisa estar acompanhado do pai ou responsável e apresentar o RG ou cartão do SUS. No caso de quem não tem o RG, pode apresentar a certidão de nascimento, segundo informou o secretário.

“Como a Pfizer tem um período muito curto, se houver necessidade e se vermos que tem muitas doses na geladeira, vamos poder pegar estas vacinas e adiantar a segunda dose. Mas, nesse primeiro momento Rio Branco optou por vacinar os adolescentes”, acrescentou.

Há uma semana, um comunicado assinado pelo Ministério da Saúde, pelo Conass (conselho que representa os secretários estaduais de saúde) e pelo Conasems (que representa os secretários municipais de Saúde) – órgãos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) – anunciou que o Brasil vai começar a aplicar a primeira dose em adolescentes entre 12 a 17 anos.

Depois do anúncio, a capital acreana aguardava nota técnica do Ministério e também a pactuação por meio da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) para vacinar o público geral e não apenas o grupo de comorbidades, como foi anunciado pelo governo federal.

No Acre, a cidade de Cruzeiro do Sul já iniciou a vacinação dos adolescentes. Mais de 5,5 mil adolescentes de 12 a 17 anos foram vacinados no último sábado (30). Nesta quarta, a saúde continua com a imunização na zona rural.

Pontos de vacinação da 1ª e 2ª dose nesta quarta em Rio Branco:

  • Urap Hidalgo de Lima
  • Urap Rosângela Pimentel
  • Urap Maria Barroso
  • Urap Vila Ivonete
  • Urap Roney Meireles
  • Urap Cláudia Vitorino
  • Urap Eduardo Assmar

Ponto somente da 2ª dose:

  • Drive-thru em frente ao 7º BEC
  • Urap São Francisco
  • Urap Bacurau
  • Urap Valdeiza Valdez
  • Policlínica Barral y Barral

Vacinação no Acre

De acordo com informações do portal de transparência do governo, o Acre recebeu 730.563 doses de vacinas e foram aplicadas 500.979 até a última sexta (30), sendo 371.023 da primeira dose, 119.873 da segunda e 10.083 dose única. Rio Branco aplicou 249.714 doses e Cruzeiro do Sul 59.252.

Segundo o governo, o número de doses aplicadas que consta no portal refere-se aos dados já inseridos no sistema do Ministério da Saúde, cujas atualizações são realizadas pelos municípios. Por isso, pode haver atraso nas informações.

fonte: g1 acre