Devido a pandemia da Covid-19, a tradicional queima de rojões acabou suspensa no início de 2021, mas um ano depois, neste sábado, 1° de janeiro de 2022, e com a presença de milhares de pessoas e diversas autoridades, o governo do Acre e a prefeitura de Rio Branco, organizaram de maneira distintas, na Gameleira e no Novo Mercado Velho, a tradicional queima de fogos com duração geral de 15 minutos, sendo 10 pelo órgão municipal.
O governo, depois de cancelar a festa da virada em razão da possibilidade da variante da covid-19 conhecida como ômicron aumentar a taxa de contaminados e de mortos pela doença, preparou uma linda queima de fogos sem estampido, durante 15 minutos, no Bairro da Base. A medida visa garantir que pessoas sensíveis a barulhos e animais de estimação tenham uma virada de ano mais confortável e segura. O alto barulho derivado dos fogos de artifício tradicionais pode causar um estímulo excessivo em pessoas com transtorno do espectro do autismo.
Já a Prefeitura de Rio Branco decidiu, por conta de ter realizado a compra fogos de artifício, organizar um show piromusical para marcar a passagem de ano. A passarela que fica no centro da capital ganhou uma cachoeira e canhões de fogos de artifício.
Segundo informações da equipe de gestão, foram pouco mais de 10 minutos de queima, mas todos os canhões acionados ocorreram de modo sincronizado para seguir uma trilha musical para o primeiro espetáculo pirotécnico temático já realizado na capital.
Bastante animado, o prefeito Tião Bocalom (Progressistas) declarou, ao lado dos seus secretários, que tudo foi programado com amor e carinho para a população. Segundo ele, o show pirotécnico será o mais belo de todos os tempos. “Será uma queima de fogos regida por música”, disse. O gestor executivo destacou que após a queima de fogos haverá toca de músicas escolhidas por ele. “Vamos ter rock, sertanejo, e pop. Vai ser lindo. Os jovens e adultos vão ser contemplados”, declarou.
Fotos de Sérgio Vale/ac24horas