qua. maio 25th, 2022

Semsa aguarda a chegada de uma nova remessa de imunizantes para retomar a vacinação na capital acreana. Imunização segue normal para grávidas e mulheres pós-parto e com a segunda dose.


Aplicação da primeira dose está suspensa em Rio Branco nesta terça (13) — Foto: Júnior Aguiar/Secom

Aplicação da primeira dose está suspensa em Rio Branco nesta terça (13) — Foto: Júnior Aguiar/Secom

A Secretaria de Saúde de Rio Branco (Semsa) não tem mais estoque de vacina contra a Covid-19 para a primeira dose e suspende a imunização nesta terça-feira (13), exceto para grávidas e mulheres no pós-parto. Esse público toma a primeira dose na Urap Ary Rodrigues.

Os postos de saúde e o drive-thru atendem normalmente a população com a segunda dose da AstraZeneca e CoronaVac das 8h às 16h. Pessoas que tomaram a primeira da AstraZeneca há 45 dias e quem tomou a CoronaVac há 28 dias podem buscar uma das unidades de saúde.

Essa é a sexta vez que a aplicação da primeira dose é suspensa na capital acreana. A última suspensão ocorreu no dia 22 de junho também por falta de estoque. A saúde aguarda a chegada de uma nova remessa de vacinas para retomar a vacinação.

Nesta segunda (12), as equipes de imunização aplicaram a primeira dose em pessoas acima dos 27 anos. A coordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica do município, Socorro Martins, informou, pela manhã, que a saúde tinha apenas 1.380 vacinas contra Covid-19 para a primeira dose.

O baixo número de vacinas já tinha sido anunciado no sábado (10). No domingo (11), a vacinação foi suspensa.

2ª dose é aplicada nos seguintes pontos:

  • Urap Bacurau
  • Urap Valdeisa Valdez
  • Urap Eduardo Assmar
  • Urap Rosângela Pimental
  • Urap Vila Ivonete
  • Urap Roney Meireles
  • Urap Hidalgo de Lima
  • Urap Cláudia Vitorino
  • Urap São Francisco
  • Urap Maria Barroso
  • Policlínica Barral y Barral
  • Drive-thru em frente ao 7º BEC

Grávidas e mulheres no pós parto:

Urap – Ary Rodrigues

Suspensão

primeira vez que a vacinação foi suspensa foi no dia 6 de março e o secretário Frank Lima informou que as doses que tinham sobrado foram destinadas aos trabalhadores da saúde que continuavam sendo vacinados.

Seis dias depois, no dia 12 de março, a aplicação da primeira dose nos idosos voltou a ser suspensa na capital após o estoque zerar. Na época, a prefeitura informou que tinha recebido 1.410 doses do 7º lote do imunizante no Acre no dia 10 de março. Do total, o município destinou 1.180 para idosos com idade a partir de 71 anos e 230 para os profissionais de Saúde.

A terceira vez que a vacinação foi suspensa foi no dia 1º de abril. O município ficou sem doses do imunizante e suspendeu a aplicação da 1ª dose em idosos de 62 anos ou mais e profissionais de saúde.

No dia 13 de abril, houve uma nova suspensão. Na época, era imunizado o público acima dos 61 anos ou mais em Rio Branco.

Novamente sem estoque, a população da capital acreana ficou sem tomar a primeira dose novamente no dia 22 de junho pela quinta vez. Apenas grávidas e mulheres no pós-parto receberam a primeira dose do dia seguinte, exclusivamente, na Urap Ary Rodrigues, no bairro 6 de Agosto, das 8h às 16h. Segundo o Departamento de Vigilância da Semsa, havia doses para a primeira aplicação apenas para esse público.

Vacinação no Acre

De acordo com informações do portal de transparência do governo, o Acre recebeu 482.380 doses de vacinas e foram aplicadas 409.622 até esta segunda (12), data da última atualização, sendo 308.052 primeira dose e 95.184 da segunda. Rio Branco aplicou 207.358 doses e Cruzeiro do Sul 48.074

Segundo o governo, o número de doses aplicadas que consta no portal refere-se aos dados já inseridos no sistema do Ministério da Saúde, cujas atualizações são realizadas pelos municípios. Por isso, pode haver atraso nas informações

fonte: g1acre