• sex. fev 23rd, 2024

Seca: Acre tem 10 pontos de monitoramento em alerta máximo por nível baixo dos rios

ByEdnardo

nov 2, 2023

A informação foi divulgada no Relatório Hidrometeorológico da última quarta-feira (1)

Os dados do acompanhamento hidrometeorológico divulgados pela Defesa Civil do Acre e Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) apontam para 10 pontos de monitoramento em cota de alerta máximo por conta da seca dos rios na última quarta-feira (1).

Rio Acre em novembro. Foto: Juan Diaz/ContilNet

De acordo com o monitoramento, os principais rios de Assis Brasil, Brasiléia, Capixaba, Rio Branco, Plácido de Castro, e Sena Madureira, além dos pontos de monitoramento do Ramal Espalha (na região do Seringal Belo Horizonte) e Riozinho do Rola, ambos também na capital, e Capixaba (C. São José) e no Seringal Santa Helena, registraram níveis abaixo das cotas de alerta e alerta máximo.

Fonte: Relatório Hidrometeorológico

O governo do Acre decretou, no início de outubro, situação de emergência em decorrência do cenário de extrema seca vivenciado e da iminente possibilidade de desastre decorrente da incidência de desabastecimento do sistema de água do Acre. O desabastecimento é um fenômeno classificado e codificado como desastre natural – climatológico – seca.

Fonte: Relatório Hidrometeorológico

Em 16 de outubro, o Governo Federal, por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, reconheceu a situação de emergência. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Fonte: Relatório Hidrometeorológico

Auxílio para pescadores

Uma medida provisória editada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva instituiu o Auxílio Extraordinário para pescadores artesanais, beneficiários do Seguro Defeso, cadastrados nos municípios da região Norte em situação de emergência decorrente da estiagem reconhecida pelo governo federal. No Acre, os 22 municípios do estado estão dentro do decreto de situação de emergência.

SAIBA MAIS: Pescadores do Acre afetados pela seca receberão auxílio de quase R$ 3 mil do governo federal

A medida provisória foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União na última quarta-feira (1).  O Auxílio Extraordinário consiste no pagamento de parcela única no valor de R$ 2.640.

Veja o Relatório Hidrometeorológico de 01 de novembro:

 

Relatorio Hidrometeorologico 2023 11 01 N176

FONTE: CONTILNET

By Ednardo