• sex. abr 19th, 2024

Sem asfalto há mais de 15 anos, moradores da estrada Dias Martins sofrem com lama no inverno e poeira no verão

ByEdnardo

abr 1, 2024

FOTO: WHIDY MELO

Em plena área urbana na capital do Acre, próximo de uma área industrial e aos fundos de um dos bairros mais tradicionais de Rio Branco, o Universitário, a Estrada Dias Martins, de menos de dois quilômetros de extensão, está abandonada pelo poder público há 15 anos. Devido à precariedade da estrada, semelhante aos meses ruins da rodovia federal que liga os municípios do Acre ao restante do Brasil, a Dias Martins já está sendo referida pelos moradores da região como “a nova BR-364”.

De acordo com o presidente da associação dos moradores, Miquéias de Oliveira Vasconcelos, no inverno a lama na Estrada Dias Martins deixa cerca de 500 famílias praticamente isoladas, prejudicando até mesmo o acesso de serviços de resgate. “Nós temos idosos, pessoas doentes, grávidas. Aqui se alguém precisar de ajuda no inverno vai sofrer, porque fica intrafegável”, disse.

FOTO: WHIDY MELO

Já durante o verão, o problema é a poeira. “A minha sogra está doente, com pneumonia. Inclusive agora está passando mal. Essa poeira invade nossas casas, atrapalha nossa vida, piora as doenças”, afirma Eduardo Moura, que vive há décadas na margem da Estrada Dias Martins.

Imagens capturadas pelo ac24horas dão ideia da dificuldade dos moradores da região (veja o vídeo abaixo). Na maior parte da Dias Martins, o chão é de barro vermelho, que se torna lama escorregadia ao menor sereno. Um outro trecho foi piçarrado por uma empresa privada, mas buracos tornam a trafegabilidade difícil.

FOTO: WHIDY MELO

Miquéias Oliveira disse que a falta de infraestrutura da Estrada Dias Martins atrapalha outros projetos para a evolução da comunidade: “Nós iniciamos um diálogo para a criação de uma linha de ônibus aqui para quatro bairros que não são atendidos pelo transporte público. Estava tudo certo, mas a empresa disse que não pode colocar um ônibus nessas condições da estrada, porque é inviável”.

Segundo o Departamento de Estradas e Rodagens do Acre, o DERACRE, será necessário o investimento de mais de 8 milhões de reais para pavimentar a estrada Dias Martins. A obra está em fase de projeto e já foi alocada emenda parlamentar de R$ 6,5 mi para a sua realização. “No mês de março o Deracre iniciou o projeto, que em breve será licitado e aprovado para início da execução da pavimentação da estrada Dias Martins. A previsão de conclusão da pavimentação é para 2025”, disse a assessoria.

FOTO: WHIDY MELO

O senador Alan Rick, autor da emenda, lamentou o tempo dos procedimentos burocráticos, mas disse que a presidente do Deracre Sula Ximenes prometeu dar celeridade aos procedimentos. “A emenda é de 2023. Tenho acompanhado o andamento e pedido rapidez ao Deracre, justamente para atender esse anseio da comunidade que sofre de inverno a verão. Agora, as etapas burocráticas precisam ser vencidas para que o Deracre possa dar início as obras. Infelizmente, isso leva tempo. Ontem mesmo (28), estive no Deracre e tratamos sobre essa execução. Meu maior desejo é que as obras das nossas emendas sejam realizadas com a maior celeridade possível e, nessa reunião, a presidente Sula Ximenes e sua equipe se comprometeram a fazê-lo”, informou o senador.

VEJA O VÍDEO:

FONTE: AC24HORAS

By Ednardo