• sex. abr 19th, 2024

Shopping de Rio Branco ganha Espaço da Calma para crianças autistas

ByEdnardo

fev 15, 2024

Preschool development of children with autism spectrum disorder. Educational games for special kids. Multicolored Puzzles – Symbol of the World Day of Awareness about Autism

Em solenidade, a Fundação Elias Mansur (FEM) inaugurou na manhã desta quinta-feira, 15, o Espaço Cultural Calma, no Via Verde Shopping, voltado a inclusão social das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O investimento é de R$ 30 mil, oriundo de recursos próprios.

Davi Barroso Lima, acadêmico de música da Universidade Federal do Acre (UFAC), abriu a cerimônia tocando o hino acreano. Segundo a gestão, o O Espaço Cultural da Calma tem esse propósito de unir pessoas em um único mundo, em que haja verdadeira compreensão e acolhimento. Na prática, as crianças que estiverem com dificuldades durante o passeio no empreendimento deveram ser acolhidas no espaço.

O governador Gladson Cameli agradeceu o apoio da iniciativa privada na execução do projeto. “Quero agradecer a FEM pelo trabalho que vem desenvolvendo. Isso é uma inovação e nosso professor Monoru está de parabéns pelo trabalho e quero entender o projeto aos demais municípios”, declarou.

O presidente da FEM, Minoru Kinpara, enalteceu o projeto do governo e disse a iniciativa contou com apoio de vários setores da sociedade. “É um espaço feito com muito carinho e com apoio de várias secretarias. Esse espaço é de muita movimentação e a criança autista merece respeito. Agradeço aqui minha equipe da fundação. É raro encontrar esse espaço no Brasil”, comentou.

O secretário de governo, Alysson Bestene, citou a necessidade de inclusão social das crianças e comemorou a inauguração do espaço. “Aqui é o espaço onde vai ser acolhido as crianças autistas. O governo tá de parabéns pela iniciativa. A Inclusão vai muito além do aspecto de reconhecer que todos temos necessidades e característica diferentes. A inclusão precisa ser vivenciada com a prática da empatia, parabéns, governador [Gladson]”.

Wander Porto, superintendente do Via Verde Shopping, disse que está feliz com a concretização do projeto que é uma demanda do Estado. “Nos torna mais inclusivos”, disse.

Estrutura

A Estrutura física conta com o conceito e projeto desenvolvido por equipe multidisciplinar para atender o objetivo da gestão. O uso da sala é via contrato de comodato com o Via Verde Shopping, onde a FEM é isenta do pagamento do aluguel do água e energia.

fonte: ac24horas

By Ednardo