
Trama golpista: Os episódios que levaram o julgamento de Bolsonaro
O início do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro nesta terça-feira (2) está repercutindo na imprensa internacional. Chamada de “plano sinistro”, a tentativa de golpe de Estado por Bolsonaro e seus aliados após a derrota eleitoral de 2022 será analisada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Bolsonaro, que cumpre prisão domiciliar, será julgado junto a outros sete réus, apontados como os principais integrantes da suposta organização que tentou aplicar o golpe. A sentença deve sair até o dia 12 de setembro.
Na imprensa internacional, reportagens em diversos países descreveram o panorama da situação de Bolsonaro perante o STF, com estimativas de que o ex-presidente seja condenado por golpe de Estado, e relembraram a tentativa de interferência do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no processo.
- O New York Times descreveu a forma como Bolsonaro arquitetou em nove semanas, entre a derrota nas eleições e o 8 de janeiro, um “plano sinistro” de golpe de Estado, e que “há um vasto conjunto de provas” contra o ex-presidente.
- O The Guardian entrevistou o trompetista que viralizou ao tocar uma “marcha fúnebre” e o hino antifascista “Bella Ciao” após Bolsonaro se tornar réu por golpe de Estado.
- O Washington Post disse que, com o julgamento, o Brasil enfrenta Trump e seu passado autoritário.
- A Economist chamou Bolsonaro de “Trump dos trópicos”.
- A BBC disse que o julgamento de Bolsonaro entrou na fase final, e que “a causa do ex-presidente foi abraçada” por Trump.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/O/W/kVALfuSdmH2rQDbjaMIw/captura-de-tela-2025-09-02-065159.png)
Reportagem do jornal ‘The New York Times’, dos Estados Unidos, sobre o início do julgamento de Bolsonaro. — Foto: Reprodução
O New York Times fez uma linha do tempo para descrever o planejamento e tentativa de execução do plano de golpe de estado por Bolsonaro e seus aliados, que chamou de “solução sinistra”.
O jornal americano disse que revisou dezenas de horas de depoimentos e centenas de páginas de documentos relacionados ao caso para contar a história, que ao que tudo indica terminará com uma condenação do ex-presidente.
O New York Times reconstituiu a linha de ação delineada pelo plano de Bolsonaro: primeiro, descreditar o resultado, chamando a eleição de fraude, depois, colocar em execução planos para assassinar Lula, Geraldo Alckmin e Alexandre de Moraes, e depois ir aos Estados Unidos enquanto seus apoiadores invadiam os prédios dos três poderes.
Antes, o jornal americano já havia destacado que o Brasil está fazendo algo que os EUA não conseguiram: levar um ex-presidente a julgamento por tentar se manter no poder após perder uma eleição.
The Guardian
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/d/S/03Z1GSS2GWZUXN6FMMLA/captura-de-tela-2025-09-02-070036.png)
Reportagem do jornal ‘The Guardian’, do Reino Unido, sobre o início do julgamento de Bolsonaro. — Foto: Reprodução
O The Guardian entrevistou o trompetista Fabiano Leitão, que viralizou ao tocar uma “marcha fúnebre” e o hino antifascista “Bella Ciao” após Bolsonaro se tornar réu por golpe de Estado.
Leitão disse ao jornal britânico que está “fazendo o velório político” de Bolsonaro e que estará na frente do STF para receber o ex-presidente em sua chegada ao julgamento. “Vai ser algo alegre! Tem que ser algo alegre!”, disse o trompetista ao jornal.
“Leitão está entre milhões de brasileiros progressistas que já têm o champanhe metafórico no gelo à espera da tão esperada condenação de Bolsonaro e de sete supostos co-conspiradores, cujo julgamento começa nesta semana”, afirmou a reportagem.
As previsões de especialistas de que Bolsonaro seja condenado por golpe de Estado “soam como música aos ouvidos de Leitão”, segundo o The Guardian.
“Vai ser um momento de alegria ver o país se livrar desse instrumento de destruição”, disse o trompetista ao jornal britânico, que relembrou o papel do ex-presidente na pandemia de Covid-19, quando adotou discurso negacionista e centenas de milhares de brasileiros morreram pela doença.
Washington Post
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/1/D/V0UZsDRsmJJKJajyu6zw/captura-de-tela-2025-09-02-073613.png)
Reportagem do jornal ‘The Washington Post’, dos Estados Unidos, sobre o início do julgamento de Bolsonaro. — Foto: Reprodução
FONTE: G1