qui. jun 30th, 2022

Após falha em sistema, painel da vacinação do Acre segue sem atualização desde de 9 de dezembro.


Painel vacinação Acre não é atualizado desde 9 de dezembro de 2021 — Foto: Reprodução/Portal de Transparência do Governo

Painel vacinação Acre não é atualizado desde 9 de dezembro de 2021 — Foto: Reprodução/Portal de Transparência do Governo

Neste domingo (9) completa um mês desde que os dados do painel de vacinação do Acre seguem sem ser atualizados após falha no ConectSUS. Segundo últimos dados, somente 47,73% da população acreana está totalmente imunizada contra a Covid-19.

Acre ficou entre os 14 estados que não divulgaram dados da vacinação nesse sábado (8).

O aplicativo e o site do ConecteSUS ficaram indisponíveis para a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, que é exigido para acessar órgãos públicos e outros estabelecimentos entre os dias 10 a 23 de dezembro quando voltou, mas com instabilidade, após 13 dias fora do ar.

A Secretaria Estadual de Saúde do Acre (Sesacre) chegou a informar ao g1, na última quinta-feira (6), que havia a previsão de o painel ser atualizado na sexta (7) e que essa previsão foi dada pelo Ministério da Saúde para que os estados possam ter acesso à plataforma e extrair os dados. No entanto, até este domingo (9) os dados seguem desatualizados.

Subnotificação de casos de Covid

Além da falta de atualização das doses de vacinas aplicadas contra a Covid-19, a instabilidade no sistema tem afetado a notificação de casos de Covid-19 no estado acreano. Nesse sábado (8), a divulgação diária do boletim do coronavírus foi suspensa e, segundo a Sesacre, só deve retornar na segunda-feira (10).

Em nota, a Saúde, por meio do Centro de Informações Estratégicas Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), informou que a suspensão ocorreu por causa de instabilidade do sistema de notificação ESUS-VE e da dificuldade que a equipe técnica está tendo com a consolidação dos dados de Covid-19, referente aos testes de RT-PCR e Testes Rápidos de antígeno.

No último dia 31 de dezembro, quando o governo estendeu a obrigatoriedade da máscara no estado, o Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19 alertou que existe uma subnotificação de casos da doença devido à instabilidade nos sistemas Sivep-Gripe, ConecteSUS, e E-SUS Notifica, que ocasionou a indisponibilidade das bases de dados do Ministério da Saúde.

O governo informou ainda que existe a possibilidade de aumento de casos no início de 2022. Até sexta (7), o Acre registrou 88.403 casos de Covid-19 desde o início da pandemia e 1.852 mortes pela doença.

Em três dias de testagem na OCA em Rio Branco51 pessoas testaram positivo para a Covid-19, mas no boletim divulgado na sexta não houve confirmação de novos casos. Sobre isso, a Sesacre informou que “esses casos serão repassados ao município para inserção no sistema do Ministério da Saúde para, assim, trabalhar com dados oficiais conforme foi feito desde o início da pandemia de Covid-19”.

Ataque hacker

A página e o aplicativo do ConecteSUS e o site do Ministério da Saúde foram invadidos por hackers na madrugada do dia 10 de dezembro.

Os relatos de usuários que não conseguiram acessar a plataforma nacional começaram a surgir pouco após um ataque hacker aos sites do Ministério da Saúde e do ConecteSUS. Nas duas páginas, os invasores escreveram que o portal sofreu um “ransomware” e que “50 TB de dados foram copiados e excluídos”.

Pouco antes das 7h, a mensagem não era mais exibida nos sites, mas eles continuavam inacessíveis.

Ransomware é um tipo de vírus que sequestra o conteúdo do computador da vítima e cobra um valor em dinheiro pelo resgate, geralmente usando a moeda virtual bitcoin, o que dificulta rastrear o criminoso.

Este tipo de “vírus sequestrador” age codificando os dados do sistema operacional de forma com que o usuário não tenha mais acesso.

O Lapsus$ Group assumiu a autoria do ataque cibernético ao deixar a mensagem “nos contate caso queiram o retorno dos dados” nas páginas dos sites que saíram do ar. Antes do fim da madrugada, a mensagem ficou intermitente até sumir dos dois portais.

Vacinação no Acre

De acordo com informações do portal de transparência do governo, o Acre já recebeu 1.015.363 doses de vacinas e foram aplicadas 1.021.379 doses na população até o dia 9 de dezembro, data da última atualização. Das doses, 566.240 pessoas tomaram a primeira dose, 420.673 a segunda, 12.193 a dose única e 18.411 a de reforço.

Segundo o governo, o número de doses aplicadas que consta no portal refere-se aos dados já inseridos no sistema do Ministério da Saúde, cujas atualizações são realizadas pelos municípios. Por isso, pode haver atraso nas informações.

fonte: g1acre