Investigação da Polícia Civil de Brasileia começou há três meses após receber informações de que um paciente da cidade estava levando drogas para a capital acreana, Rio Branco. Suspeito foi preso nessa quinta (2) com droga escondida em cinco bolsas.
Polícia investiga se paciente preso com com 156 kg de droga teve ajuda no transportehttps://1ae31b16393ae7bab4dc684ce3187fd8.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
A Polícia Civil de Brasileia, interior do Acre, investiga se o homem preso com 156 quilos de cocaína nessa quinta-feira (2) teve ajuda de outras pessoas para transportar a droga. A delegacia da cidade investiga o caso há três meses após receber informações de que um paciente de hemodiálise do município estava levando drogas para a capital acreana, Rio Branco.
O suspeito estava a caminho de Rio Branco para fazer hemodiálise quando foi preso pela Polícia Civil de Brasileia, Polícia Federal de Epitaciolândia e o Grupo Especial de Fronteira do Acre (Gefron). Os policiais fizeram uma abordagem ao veículo próximo à capital acreana e encontraram a droga escondida em cinco bolsas que o homem levava.
Segundo a polícia, o suspeito já tem passagem por receptação e deve responder agora por tráfico de drogas internacional, uma vez que o entorpecente é de origem da Bolívia, país vizinho. As investigações apontam que a droga seria levada para a cidade de Fortaleza (CE).
“Estamos investigando há uns três meses. Essa pessoa não tem passagem por tráfico de drogas, mas tem por receptação. A gente sabia que tinha um paciente se utilizando de um veículo oficial da prefeitura, mas não sabíamos se era paciente de hemodiálise ou do TFD, e fomos individualizando essa conduta identificando a pessoa. Logo após o início das investigações identificamos que ele estaria levando as malas com mais de 100 quilos de drogas. Para nossa surpresa além dos 100 quilos tinha mais 56”, disse ao g1 a delegada da Polícia Civil de Brasileia, Carla Ívane.
A Prefeitura de Brasileia se manifestou sobre o caso por meio de nota. Na divulgação, a gestão confirmou que veículo é usado para o transporte de pacientes que fazem hemodiálise em Rio Branco e esse homem estava com uma consulta marcada. Após a apreensão, o carro foi liberado e não prejudicou o deslocamento dos demais pacientes. (Veja na íntegra abaixo)https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
Homem é preso com 156 quilos de cocaína dentro de carro oficial usado para levar pacientes do interior a Rio Branco — Foto: Arquivo/Gefron
Investigação
A delegada confirmou que a suspeita é de que outras pessoas colaboram com esse tipo de crime, mas não revelou se alguém da prefeitura é investigado. Segundo a autoridade policial, a prefeitura disponibilizou informações para o procedimento investigatório.
‘Graças a essas informações disponibilizadas pelos gestores temos conseguido obter êxito no fechamento de informações e as investigações continuam tramitando, inclusive, por termos a consciência de que há outros envolvidos”, complementou.
Nota na íntegra da Prefeitura de Brasileia:
A Prefeitura Municipal Brasileia vem a público confirmar a apreensão de entorpecentes realizada na manhã de quinta-feira (02), pela equipe do Gefron, no veículo utilizado pela saúde municipal no transporte de pacientes de hemodiálise.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
Esclarecemos que:
- Após a apreensão, o veículo foi liberado, não prejudicando o deslocamento dos pacientes.
- O suspeito, responsável pelo transporte dos entorpecentes, que estava com consulta marcada em Rio Branco, foi detido, liberando-se os demais passageiros e o motorista da municipalidade.
- As diligências estão sendo concluídas pelo Gefron, que após a conclusão do flagrante encaminhará o caso, possivelmente, à Policia Federal.
- A Prefeita de Brasiléia, que está na capital federal, determinou a abertura imediata de processo administrativo para apurar em que condições ocorreu o transporte do suspeito, devendo remeter à autoridade competente as informações pertinentes.
Esta municipalidade se coloca à disposição das autoridades para a elucidação do caso e envidará todos os esforços para o seu esclarecimento.
Sendo o que nos cumpre esclarecer para o momento.
Brasileia/AC, 02 de dezembro de 2021.
FONTE: G1ACRE