Vendas para o país asiático, o maior comprador, haviam sido suspensas em setembro após surgirem casos suspeitos de vaca louca em Minas Gerais e Mato Grosso.
Imagem de bois na Expoagro de Alagoas 2021 — Foto: Vivi Leão/g1https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
A China retirou o embargo à carne brasileira que vigorava desde o início de setembro, informou o Ministério da Agricultura nesta quarta-feira (15).
O Ministério da Agricultura brasileiro não detalhou quais cortes poderão voltar a ser vendidos. Segundo a agência de notícias Reuters, o governo chinês autorizou a importação de cortes sem osso de animais de até 30 meses de idade.
A China é o maior comprador da carne brasileira. Em setembro, o Brasil determinou a suspensão das vendas para o país asiático após dois casos atípicos de vaca louca terem sido notificados em Minas Gerais e Mato Grosso.
A suspensão atendeu a um protocolo sanitário firmado com a China, que prevê interrupção do comércio em caso de identificação da doença, ainda que os casos identificados no Brasil não apresentem risco de contaminação.
A decisão de retomada, por outro lado, dependia da China.
Esta reportagem está em atualização.
Com embargo da China, exportação de carne bovina cai 43% em outubro
fonte: g1acre