Mais de 20 profissionais de são afastados após testarem positivo para Covid-19 em hospital do AC — Foto: Alexandre Lima/Arquivo pessoal
Um número grande de servidores do Hospital Regional do Alto Acre, em Brasileia, testou positivo para Covid-19, nesta semana. Segundo informações da Gerência de Assistência, pelo menos 25 profissionais foram afastados.
Liza Queiroz, gerente de assistência do hospital disse que a maioria dos profissionais com a doença é de médicos, que chegou a 10, e da enfermagem, que ela não especificou quantos.
Com a baixa no quadro de profissionais, Liza explicou que o atendimento ficou mais demorado.
“[Ficou] mais demorado. No laboratório são seis profissionais de atestado, então os testes ficam um pouco prejudicado. Muita demanda pra pouco profissional”, contou sobre a situação.
A gerente disse que os casos começaram a aumentar a partir do último dia 18. Com isso, os profissionais acabam sendo sobrecarregados.
“Os colegas ficam sobrecarregados, fazendo o trabalho dos outros que estão de atestado, tudo isso para o atendimento seguir. Todo dia vários atestados. Estamos tendo parceria dos municípios, Brasiléia disponibilizou dois médicos da atenção básica”, disse.
Covid-19 no Acre
O Acre registrou 223 novos casos de Covid-19 nessa sexta-feira (21) segundo o boletim da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre). O número de infectados saiu de 91.781 para 92.004. Nenhuma morte foi registrada, assim, o número de óbitos pela doença continua o mesmo, 1.854.
Ao todo, 380 exames estão à espera de análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen). O número de altas reduziu de 86.731 para 86.685 e a Saúde informou que o motivo foi devido à duplicação de dados.
Com mais de 1,1 mil novos casos, o Acre contabilizou o maior número de infectados pela Covid em 24 horas desde o início da pandemia na quarta (19).
Em todo o estado há 38 pessoas internadas, sendo 34 com teste positivo. A taxa de ocupação da UTI nas unidades de saúde é de 45%. Dos 20 leitos existentes, nove estão ocupados. São 10 leitos de UTI em Rio Branco e 10 em Cruzeiro do Sul.