Obra prevê reparos nas juntas de dilatação, espaços entre os blocos que compõem a pavimentação da ponte — Foto: Eudes Goes/Deracre
A Ponte Juscelino Kubitschek, conhecida como Ponte Metálica, uma das ligações entre os dois distritos de Rio Branco, está passando por uma reforma que deve durar até quatro meses, segundo o Departamento de Estradas e Rodagem do Acre (Deracre).
Os trabalhos tiveram início na última segunda-feira (9), após mais de dois meses de interdição e o Deracre assinar, em setembro, um contrato de mais de R$2 milhões para reforma da passagem.
A empresa responsável pela obra é a Procec, que previu o prazo máximo de duração da obra. Serão feitos reparos nas juntas de dilatação, e serão substituídos os apoios que amortecem o peso do tabuleiro da ponte, que são componentes instalados para garantir sustentação da estrutura. Segundo a empresa, os novos apoios serão feitos de neoprene, uma espécie de borracha impermeável e durável.
Uma das peças que sustenta a estrutura da Ponte Metálica mostra que passagem está comprometida — Foto: Arquivo/Secom
Interdição
Apoios de amortecimento serão trocados por componentes feitos neoprene — Foto: Aldo França/Rede Amazônica
A ponte foi interditada no dia 22 de julho, após equipes do Departamento de Estradas de Rodagens do Acre (Deracre) identificarem corrosão e desgaste em alguns pontos da estrutura durante avaliação.
Segundo o governo do Estado, o Deracre apresentou um laudo técnico orientando sobre a necessidade de revitalização da estrutura, que foi construída há mais de 50 anos, e a suspensão de passagem de veículos e pedestres.
A interdição causou alterações no trânsito da capital. O Deracre informou que a organização do trânsito ficará sob a responsabilidade da RBTrans, em parceria com o Detran-AC. As autarquias decidiram que a Ponte Coronel Sebastião Dantas, chamada de Ponte de Concreto, vai funcionar no sentido de mão dupla.
Para isso, a Avenida Epaminondas Jácome, do trecho entre o Museu dos Povos Acreanos e a Praça da Bandeira, também vai funcionar em duplo sentido. Durante esse período, será permitido apenas a circulação de veículos pequenos, ambulâncias e ônibus de transporte coletivo.
Os veículos pesados, como caminhões, carretas e outros, devem fazer a travessia pela Quarta Ponte, que liga os bairros bairros Cadeia Velha e Seis de Agosto.
3ª interdição no ano
Entre o final de março e início de abril, a Ponte Metálica ficou 18 dias interditada por conta da cheia do Rio Acre e o acúmulo de balseiros embaixo da estrutura. Com a vazante do rio, equipes do Deracre iniciaram os reparos na pavimentação da ponte. Na ocasião, a Ponte de Concreto ficou funcionando em mão dupla.
fonte: g1acre